Marcha abre oficialmente o Fórum Social Temático em Porto Alegre

Cerca de mil pessoas compareceram neste sábado (26) à marcha de abertura do Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre (RS), conforme estimativa da Brigada Militar do estado.

A tradicional Marcha dos Povos abriu oficialmente o Fórum Social Temático 2013 na tarde deste sábado (26), em Porto Alegre.

Integrantes de movimentos sociais, sindicalistas, ativistas e membros de entidades da sociedade civil se concentraram no Largo Glênio Peres, no centro da capital gaúcha. Dali, o grupo se deslocou para a pelas avenidas Borges de Medeiros e Aureliano de Figueiredo Pinto até o Anfiteatro Pôr do Sol, onde será realizado o show de abertura.

No palco do Anfiteatro Por do Sol, as atrações são as bandas Motivos Óbvios, Laboratório Zona Sul, Luciano Judah e Banda Soldiers, Apocalypse, Madame Gabi, Rp3, CNoys, Sintomas Clã, Rafuagi e Tribo Brasil. O paulista Dexter encerrou a primeira noite de shows.

Trabalhadores

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), terá uma extensa programação dentro do Fórum. A principal dela ocorrerá dia 30, às 14 horas, será o Seminário “Desenvolvimento com Valorização do Trabalho”. No dia 31 terá Assembleia dos Movimentos Sociais e no mesmo dia será Plenária Final, Geral dos Relatores.

A edição deste ano do Fórum Social Temático é marcada pela não participação de algumas entidades precursoras do evento, como a CUT e alguns movimentos ligados à ela, como a Marcha Mundial das Mulheres e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A alegação foi a entrada do patrocinio governamental no evento, como da Prefeitura da cidade.

Debate sobre saúde


O financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de debate neste sábado (26) no primeiro dia de atividades do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. No Plenarinho da Assembleia Legislativa, autoridades e especialistas em saúde defenderam a destinação de 10% da receita bruta da União para investimentos em saúde pública.

A iniciativa é defendida pelo movimento Saúde + 10, criado no ano passado. Os participantes estão coletando assinaturas para encaminhar um Projeto de Lei de Iniciativa Popular ao Congresso que obrigue o governo federal a investir 10% dos recursos na área. Atualmente, os investimentos em saúde não chegam a 4% do montante, segundo os organizadores.

“Chegou a hora da emenda popular, chegou a hora de inverter as lógicas existentes e garantir a gestão pública eficiente para que tenhamos um SUS de qualidade, equidade e justiça”, defendeu a vereadora da capital gaúcha, Jussara Cony (PCdoB), a coordenadora do debate.

Durante a tarde, voluntários recolheram assinaturas para a proposta. Segundo Ronald dos Santos, um dos coordenadores do movimento, já foram coletadas cerca de 700 mil assinaturas em todo o país. A expectativa do movimento é reunir 1,5 milhão de assinaturas até o dia 5 de abril, para que elas sejam entregues à presidente Dilma Rousseff no dia 7 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

Também participaram do debate a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza; a representante do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Silvia Giuliani; a vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves; o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo Argolo; e o representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Eli de Medeiros; entre outros.

A programação continua

As atividades do fórum prosseguem neste domingo (27), com painéis e debates sobre diversos assuntos. O tema do evento este ano é “Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável”.
O fórum vai até a próxima quinta-feira (31), com atividades gratuitas. Mais da programação no Portal do evento: fsmpoa.com.br

Com agências