Turismo, juventude e questão racial: demandas para os prefeitos 

A segunda mesa temática deste domingo (27) do Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PCdoB reuniu três importantes temas para as administrações municipais dos comunistas – juventude, questão racial e turismo. Os representantes dos três setores apresentaram os programas e ações dessas áreas, estimulando os gestores municipais a procurarem acessar, por meio de projetos, os recursos que permitam a implantação dessas melhorias em suas cidades.

Turismo, juventude e questão racial: demandas para os prefeitos - Cláudio Gonzalez

O presidente da Embratur, Flávio Dino, apresentou todos os projetos de turismo, destacando o Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística que, segundo ele, é um programa guarda-chuva porque cabe muitos projetos e permite o aporte de recursos por meio de emendas parlamentares.

Além da infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas, os prefeitos podem desenvolver também atividades de capacitação dos atores locais para a gestão do turismo. Ele destacou ainda que na área do turismo existe ainda o Programa Brasil Destino de Eventos, para captação e a promoção de eventos técnico-científicos e esportivos; e o programa

Projovem urbano e Pronaf jovem

A secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, fez um breve histórico do papel da juventude brasileira, informando que, a partir de 2003, o Estado passou a atuar como indutor de políticas públicas, com a criação de programas como Projovem urbano e o Pronaf jovem.

Projovem urbano é um programa que visa formar jovens, elevando sua escolaridade, a qualificação profissional e a participação cidadã; já o Pronaf jovem é uma linha de crédito destinada a jovens agricultores, entre 16 e 29 anos, para aqueles que concluíram ou cursando o último ano do ensino médio. E ofereceu apoio para que os municípios interessados possam implementar esses programas.

Combate ao racismo

Sobre a política de Promoção de Igualdade Racial, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, ouvidor da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), sugeriu aos prefeitos a adesão ao Programa de Pró-equidade de Gênero e Raça, que garante adoção de medidas que visam combater as práticas racistas e discriminatórias nas organizações públicas e privadas.

Ele sugeriu ainda a realização de conferências municipais de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, articulada com a conferência Nacional que deverá ocorrer no dia 29 e 30 de outubro desde ano, além da criação de instâncias de poder municipal de Políticas de Promoção da Igualdade e implantação do ensino da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana na rede municipal de ensino.

Ele ainda sugeriu ainda tornar data oficial para o calendário do município o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, no dia 21 de janeiro, de autoria do deputado comunista Daniel Almeida (PCdoB-BA), e apoiar as atividades de celebração da data;

De Brasília
Márcia Xavier