Carnaval: Hemoce pede para não deixar doação para última hora

A poucos dias do carnaval, que este ano ocorrerá de 9 a 12 de fevereiro, intensificam-se as campanhas por doação de sangue. Nesse período de feriado prolongado, em função de acidentes nas estradas e da violência, os hospitais necessitam de uma quantidade maior doadores.

Para garantir estoque, o Hemoce sensibiliza para que os doadores já decidam fazer esta semana o ato de solidariedade e responsabilidade com a saúde coletiva. "Não deixem para a última hora", apela a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima. Ela explica que antes de ser encaminhado para os hospitais o sangue doado passa por um processo de análise, que não é feito de uma hora para outra. Daí, a necessidade de antecipar as doações para o período do carnaval.

A preocupação do Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, com a demanda por sangue maior do que a oferta não é eventual. Já dura alguns meses, como vem sendo registrado em todo o país. Segundo Nágela Lima, o ideal seriam 250 doações por dia, mas estão variando entre 100 e 120 doações. Ela destaca que a doação é bem simples e segura. Dura, no máximo, 10 minutos. Na pré-triagem, são realizadas a verificação do peso e da pressão arterial, além de verificação de temperatura e da hemoglobina e ainda testes para hepatites B e C, sífilis e aids.

Para doar, a pessoa precisa ter mais de 50 quilos. Com o consentimento dos pais, a partir dos 16 anos de idade já pode doar sangue, desde que apresenta autorização dos pais ou responsáveis (veja termo de consentimento). A idade limite é de 67 anos. O doador deve apresentar documento com foto oficial. Tem esse perfil e decidiu doar? O Hemoce fica na Avenida José Bastos, 3.390, bairro Rodolfo Téofilo, que atende pelo telefone (85) 3101.2296. Recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min, e aos sábados das 8 às 16 horas.

Fonte: Sesa