Comitiva da Câmara de Vereadores de Porto Alegre visita HPS

Na manhã desta terça-feira (29), a vereadora Jussara Cony, junto a mais sete vereadores de Porto Alegre, esteve reunida com a Direção do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). A comitiva promoveu o encontro para colocar a Câmara à disposição do hospital nesse momento que requer muita solidariedade e união de esforços.

Os diretores do HPS apresentaram os dados atualizados sobre os pacientes internados em Porto Alegre em função da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) e relataram como foi a atuação desde o domingo pela manhã: em menos de três horas, 60 leitos de UTI já haviam sido disponibilizados para as vítimas, de um total de 125 leitos disponibilizados em toda a rede hospitalar porto-alegrense. Quatro hospitais estão atuando diretamente no atendimento das vítimas: HPS, Hospital de Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição e Santa Casa. Além disso, Hospital Moinhos de Vento, Mãe de Deus também receberam pacientes de Santa Maria. Em Porto Alegre, permanecem internados 56 pessoas (todas em estado grave e/ou muito grave) e três estão no hospital universitário de Canoas.

Durante a reunião, todos falaram sobre a grande manifestação de solidariedade, determinante no atendimento ágil e competente das equipes de saúde de toda a cidade, que trabalham incansavelmente desde o domingo. Os diretores do HPS destacaram o empenho dos servidores do hospital e a ação muito bem coordenada de toda rede de saúde local, que conseguiu mobilizar equipes, hospitais, equipamentos e tudo o que foi necessário para a ação emergencial. Além disso, eles fizeram um apelo aos vereadores: que se debata a prevenção para que não ocorram mais casos como da boate Kiss.

Jussara manifestou seu reconhecimento ao HPS, em especial a seus servidores, e defendeu mais investimentos na saúde pública na capital gaúcha. Segundo ela, é preciso trabalhar em conjunto e buscar incansavelmente mais recursos.

Na próxima quinta-feira, a Câmara debaterá a segurança das casas de espetáculos, shows e grandes eventos de Porto Alegre. O objetivo é saber de que forma ocorre a fiscalização destes locais e a sua liberação para funcionamento.

Fonte: Ascom vereadora Jussara Cony