Dificuldades na duplicação do salário dos trabalhadores chineses

A renda será ampliada nos próximos sete anos? Tal pergunta chamou muito a atenção do público desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), onde foi estabelecida a meta de duplicar o salário dos trabalhadores nos próximos dez anos.

Trabalhadores chineses

Apesar da pressão devida à diminuição da demanda global, o aumento dos preços nos produtos alimentares, no setor imobiliário e do processo de urbanização, os chineses têm grande esperança em alargar a sua renda.

A senhora Gu, que vive em Cantão, no sul da China, está ansiosa pelo aumento da renda em 2013, depois de comprar um carro e uma casa. "Minha renda em 2012 é satisfatória. Entretanto, comprei uma casa e preciso de pagar o empréstimo. No final, não resta muito dinheiro. O Ano Novo Chinês está se aproximando, e as despesas voltam a subir. Espero que a inflação abrande, e o salário aumente. "

A concretização da subida de renda disponível tem uma ligação estreita com a reforma sobre a distribuição da receita. Dizem que o processo é comparável à confecção e distribuição de um grande bolo. Porém, a forma como é distribuído divide opiniões. O diretor honorário do Instituto de Gestão Guanghua, da Universidade de Beijing, Li Yining considerou que deve ser colocado em primeiro lugar a distribuição inicial, ao estipular a reforma sobre distribuição da receita.

Os patrões das empresas privadas encaram o aumento do salário como uma questão delicada, especialmente no contexto de recessão da economia mundial. A presidente do conselho do Grupo Neoglory, Zhou Xiaoguang lembrou: "As empresas vivem numa situação muito difícil. Neste momento, o aumento de salários vai afetar o mercado de emprego da China. Penso que não é problema da renda, mas sim da subida dos preços."

Desde o início da crise financeira, em 2008, a economia mundial entrou em uma situação difícil, levando o governo chinês e diferentes setores da economia a trabalharem ativamente para garantir o crescimento econômico. Para cumprir a meta de duplicar os salários, é urgente pôr em prática a reforma da distribuição. Os trabalhadores cuja profissão exige qualificações específicas, devem ter maiores salários e mais benefícios sociais. Os funcionários de alguns departamentos governamentais e dos setores monopolistas desfrutam de vantagens óbvias.

Para o secretário-geral do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional (CCIEE, sigla em inglês), Chen Yongjie, essa reforma está num período crucial. "O nosso país enfrenta uma fase vital. Para resolver a injustiça da distribuição da receita, precisamos oito anos para planejar a reforma, que deveria ter saido em dezembro do ano passado. Mas a publicação do plano foi adiada para a Assembleia Popular Nacional, em março. Seja os departamentos do governo, seja as empresas ou os particulares, todos devem desempenhar um papel de supervisão, para que o consenso possa transformar em ação e promova assim a reforma."

Com informações da Rádio China Internacional