Palestras mostram como aproveitar internet na gestão municipal

Como adaptar sítios governamentais aos critérios de acessibilidade e ainda ter acesso a softwares públicos que não necessitam de pagamento de licença. Essas e outras informações são apresentadas aos novos gestores municipais na programação preparada pelo Ministério do Planejamento para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas.

Uma das intervenções explicará como captar recursos públicos por meio do Portal de Convênios, que é uma espécie de cadastro dos recursos federais disponíveis para celebrar convênios, contratos de repasse e termos de parceria.

Os gestores municipais também serão instruídos sobre acessibilidade do Governo Eletrônico (e-MAG). O documento traz normas que facilitam a navegação dos cidadãos, independentemente de obstáculos culturais, sociais e físico-motores.

Outras importantes ações que serão levadas aos prefeitos é a disponibilização de dados em formato aberto e o Portal do Software Público Brasileiro. Por meio do portal, as prefeituras podem contar com um acervo de soluções livres acompanhadas de vários recursos, como comunidades de usuários (sociedade, empresas, prestadores de serviço, governo) e fóruns de discussão, chats, wiki, o que traz economia de tempo e dinheiro, já que as soluções estão prontas para o uso e dispensam o pagamento de licenças.

No portal estão disponíveis ainda soluções para gestão de transporte público, administração de escolas, sistema online de vacinações, entre outros. Já a metodologia para disponibilização de dados em formato aberto permite o acesso a inúmeras informações governamentais. A iniciativa vai ao encontro da Lei de Acesso à Informação.

Da redação em Brasília