Turismo terá estande no encontro nacional de prefeitos

O Ministério do Turismo (MTur) terám um estande de 180 m² no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, onde acontece, a partir desta segunda-feira (28), o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável. Aproximadamente 50 servidores de todas as áreas do MTur estarão à disposição dos novos gestores municipais, das 8 às 19 horas, para fornecer informações e tirar dúvidas.

 A presidenta da República, Dilma Rousseff, abrirá o evento às 17 horas de hoje. O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fará uma apresentação no dia 30, às 10h30, no estante da pasta. Vieira falará sobre as vantagens que os investimentos no turismo trazem para os municípios e sobre os principais programas da pasta, seus objetivos e como acessar os recursos disponíveis.

No estande do MTur serão distribuídas cartilhas com o detalhamento dessas ações. Os novos gestores também receberão informações sobre o funcionamento do recém-criado Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse (Siacor), que permite o monitoramento da execução orçamentária em tempo real.

Os prefeitos e prefeitas poderão inclusive imprimir planilhas com as informações mais recentes de seus municípios no que diz respeito aos programas do MTur.

Segundo o MTur, o Encontro Nacional é oportunidade ímpar para os novos gestores municipais conhecerem a importância do setor para o desenvolvimento do país. O turismo se consolidou como importante vetor da economia no Brasil, gerador de emprego e renda. Em 2011, o segmento cresceu o dobro da média mundial no país – 6% e responde hoje por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 2,9 milhões de empregos.

O objetivo do encontro, uma realização do governo federal, é apresentar aos novos gestores municipais os programas com reflexo direto nas prefeituras, divididos em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Na programação, haverá palestras com outros 27 ministros. O encontro contará ainda com oficinas de capacitação e mesas de boas práticas.

Da Redação em Brasília