Passo Fundo: Juliano participa de encontro nacional de prefeitos

O vice-prefeito, Juliano Roso, e o coordenador de projetos especiais e captação de recursos, Édison Nunes, se reunirão em um espaço de confraternização e de subsídios para buscar informações sobre programas e ações federais que darão perspectivas para elaboração de projetos e, consequentemente, para a garantia de recursos ao município.

 O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, sediado em Brasília durante os dias 28, 29 e 30 de janeiro, tem o tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, com o foco para a sustentabilidade de ações e eixos agregados ao desenvolvimento social, econômico, ambiental, urbano e cidadão.

“Nosso objetivo é que o município de Passo Fundo se faça presente no evento, que é um evento da maior importância, um evento convocado pela presidenta Dilma, a pessoa que detém o principal comando político do Brasil. Então, seria um equívoco Passo Fundo não estar presente. Além disso, a expectativa é que a presidenta anuncie medidas que beneficiem os municípios, temos uma expectativa em relação a isso”, observou o vice-prefeito de Passo Fundo, que ao lado de Édison Nunes, estará representando o Governo Luciano/Juliano.

A apresentação dos principais programas federais contará com um acesso direto aos Ministérios, o que estreitará as relações para o acesso aos programas e as parcerias. A programação está dividida em temáticas que englobam diferentes áreas, como: Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local; Brasil sem Miséria; Políticas de Educação; Políticas de Saúde; Participação Social e Cidadania; Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II); Inclusão Digital; Perspectivas Econômicas; Esporte; Turismo; Desenvolvimento Rural Sustentável; Prevenção e Desastres Naturais; Crack, é possível vencer.

“A nossa expectativa é de fazer contatos com pessoas que possamos buscar depois, serão figuras chaves para se ter um canal com a nossa administração. Esse encontro será fundamental para os quatro anos de governo, para conhecer pessoas e saber quais são os caminhos certos em cada Ministério para apresentarmos nossos projetos. Conseguiremos amarrar a vinda de muitos programas com recursos e renovar os que já existem”, reiterou o vice-prefeito.

Prioridades e parcerias

A área de segurança com os projetos do Pronasci e de desporto estão entre as mais cotadas para repasses a curto prazo. Por outro lado, educação e saúde estão são temas que apresentam muitas demandas.

“Um dos Ministérios que temos alguns contatos feitos é o Ministério das Cidades, onde existem fartos recursos para obras urbanas. E também, temos no Ministério dos Esportes. Buscaremos também outras áreas, a aposta é não descartar nenhuma área, mas agregar”, reiterou o coordenador de projetos especiais e captação de recursos, Édison Nunes.

A ideia é que logo após o retorno os projetos sejam encaminhados com cada uma das secretarias municipais. Parte-se de um trabalho de coletividade da administração, a fim de perceber e planejar a melhor maneira para suprir as necessidades da população.

“Temos um pleito grande de Passo Fundo e da região para a criação de um centro de controle de zoonoses. Vamos tentar articular algo no sentido de definir recursos para esse centro. Também, verbas para a saúde, que possam ajudar o Hospital Municipal, serão pensadas. Temos ainda uma demanda para projetar a usina de asfalto na cidade. E, obviamente, essas demandas como outras serão consideradas”, finalizou Nunes.

Para o Vermelho,
Fabiola Hauch