Irã planeja enviar homem ao espaço

O Irã planeja enviar um homem ao espaço em 2020, revelou nesta quinta (31) o diretor do Sistema Astronáutico, Mohammad Ibrahimi, em coletiva de imprensa, na qual se apresentou o macaco lançado ao cosmo e que retornou nesta semana.

Este projeto foi confiado ao Conselho Supremo para o Espaço e tem duas etapas, disse o cientista, que aludiu ao lançamento da sonda Pishgam, na qual viajou o primata de três anos de idade nomeado Aftab (sol em farsi).

Ibrahimi desestimou alegações do Departamento do Estado estadunidense no sentido de que o experimento viola as sanções da ONU porque o foguete portador transportou um ônus pesado.

O (foguete portador) Pishgam não foi construído com fins militares e a missão não tem valor castrense; também, não é possível bloquear o progresso científico iraniano com resoluções da ONU, sentenciou.

Sobre as características do planejado lançamento do cosmonauta iraniano, detalhou que a operação está concebida para que a nave se eleve 175 quilômetros no espaço com uma carga de 500 quilos.

Dias atrás, a República Islâmica anunciou que tinha posto em órbita uma cápsula com um ser vivo em seu interior, que foi recuperado ileso no termo do experimento.

Em 2010, de acordo com relatórios oficiais, os científicos iranianos tinham enviado uma nave com uma tartaruga, uma rata e vários vermes a bordo.

Fonte: Prensa Latina