Partido turco condena agressão israelense contra Síria

O vice-presidente do Partido do Trabalho da Turquia, Laseen Ihsanoglu, condenou o recente bombardeio israelense contra um centro de investigações científico militar em Jamrayya, próximo desta capital.

O líder político assegurou que o ataque mostra os estreitos laços de cooperação entre Israel e Turquia cujo governo, o do Partido de Justiça e Desenvolvimento do premiê Racep Tayyip Erdogan, arma e financia grupos opositores que pretendem derrubar o governo sírio.

Em um artigo publicado no site turco Bakic Olossal, o qual ganhou repercussão neste sábado (2) na televisão estatal síria, Ihsanoglu explicou que Tel Aviv e Ancara são aliados e que a agressão israelense revelou esta aliança secreta.

O dirigente partidário turco disse, ainda, que a agressão que matou duas pessoas e feriu outras cinco não tem justificativa nem mesmo considerá-la como um incidente fronteiriço transitório.

"As alegações por parte de Israel de que lançou o ataque com o pretexto da presença de armas químicas na Síria é insustentável e só pretende legitimar uma ação brutal", considerou o vice-presidente do Partido do Trabalho da Turquia.

Ihsanoglu argumentou que o bombardeio foi o resultado do controle que dia a dia ganha o Exército Árabe Sírio sobre o país e o fracasso dos terroristas apoiados pelo governo de Erdogan, destacou a fonte.

De acordo com o site alternativo Rede Voltaire, o motivo da agressão pode ser a destruição de sofisticadas armas israelenses confiscadas pelos mercenários sírios, com o fim de anular as evidências e evitar que fossem objeto de análise.

A violação da soberania da Síria tem sido amplamente condenada pelas principais organizações políticas e sociais desta nação, bem como por entidades internacionais e governos.

Fonte: Prensa Latina