Chico Mendes recebe homenagem da Câmara dos Deputados

A sala de reuniões da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados vai receber o nome de Chico Mendes. A proposta da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) recebeu parecer favorável da Mesa Diretora da Casa. O projeto ainda precisa votado pelo Plenário da Câmara.

“O compromisso de Chico Mendes é atual em qualquer tempo. Precisamos trazer à memória do povo brasileiro, aos trabalhos do colegiado e do parlamento essa luta em defesa do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável, da justiça social. Nossas decisões devem considerar essas diretrizes”, afirma Janete Capiberibe.

Segundo ela ainda, “essa é uma justa homenagem a este grande líder da Amazônia e da luta ambientalista”. Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no dia 22 de dezembro de 1988, por sua atividade política pela preservação da Floresta Amazônica, a mesma atuação que lhe rendeu projeção mundial.

Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção.

Da Redação em Brasília