Coreia Popular confirma realização de terceiro ensaio nuclear

A Agência Central de Noticias da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) confirmou nesta terça-feira (12) a realização de um ensaio nuclear, o terceiro após os executados em 2006 e 2009. Abaixo a Nota contendo as informações:

"O setor de ciências da defesa nacional da RPDC realizou com êxito, nesta segunda-feira  (11), a terceira prova nuclear subterrânea em um campo de experimentos na zona norte do país.

Esta prova faz parte das contramedidas práticas tomadas pela RPDC para defender a segurança e a soberanía do país a frente das brutalidades e hostilidades dos Estados Unidos da América que violou flagrantemente o legítimo direito do lançamento de um satélite artificial com fins pacíficos.

Diferentemente das provas anteriores, esta se realizou com alto nível de qualidade e de maneira segura e perfeita, usando a bomba atômica pequena e ligeira, com alto poder explosivo.

Confirmamos ainda que de maneira nenhuma, essa explosão agrediu o meio ambiente.

Todos os resultados de medição com especificações de funcionamento e poder explosivo da bomba atômica foram considerados, no qual demonstrou físicamente excelentes especificações de diversificado poder nuclear do nosso país.

A presente prova nuclear marca um ato importante para assegurar a paz e a estabilidade da Península Coreana e da região, estimulando ainda mais a luta dos militares e habitantes coreanos, mobilizados unicamente na construção de um estado próspero”.

Com informações da Embaixada da República Popular Democrática da Coreia no Brasil

Leia mais
Governo federal lança nota sobre teste nuclear na Coreia do Norte