SUS se prepara para Copa do Mundo com simulações no Carnaval

Nesse Carnaval, o Ministério da Saúde realiza um evento-teste das ações de saúde em Recife (PE) e Salvador (BA). A iniciativa, da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, testa a capacidade de planejamento, execução, resposta e avaliação das ações de saúde em eventos de massa. É uma parceria entre o Ministério, as Secretarias de Saúde dos Estados de Pernambuco e Bahia, e as municipais de Recife e Salvador.

As ações do evento-teste também servirão como aprimoramento e qualificação da Força Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde), criada em 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico (surtos de leptospirose após enchentes, por exemplo) que exijam uma resposta rápida e coordenada, apoio logístico e equipamentos adequados de saúde.

Para atuação neste Carnaval, a Força Nacional contará com 15 equipes de saúde – do SAMU 192, UPA e da rede hospital de urgência – além de profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde, que estarão de sobreaviso para emergências e apoio à gestão.

Durante os testes, são avaliadas ações preventivas, assistenciais e de vigilância sanitária, como barreiras, hospitais e postos de atendimento; de aprimoramento da comunicação de risco, e de vigilância epidemiológica em caso de surto, dando resposta rápida para investigação imediata e providências urgentes.

Em Recife, o teste foi a simulação de um incidente envolvendo Acidente com Múltiplas Vítimas (AMV). No período da manhã do domingo (10), em Recife (PE), o evento foi realizado no Pátio da Igreja do Carmo na Avenida Dantas Barreto, próximo ao Posto Médico Avançado do SAMU, com aproximadamente 50 profissionais de saúde.

Já em Salvador, o teste foi um incidente envolvendo um trio elétrico com participantes do evento (foliões). A simulação em Salvador (BA) também aconteceu no domingo, no período da manhã. O evento contou com cerca de 60 profissionais e aconteceu na Avenida Ademar de Barros no Bairro Ondina, no local onde termina o desfile dos blocos e a saída dos foliões.

Câmara temática

A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos da Copa do Mundo de 2014: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O objetivo da Câmara Temática da Saúde é coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes. Os integrantes da Câmara discutem e elaboram planos para contenção de epidemias, avaliam a necessidade da preparação de campanhas preventivas de vacinação em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas e organizam a rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento.

Inicialmente, será realizada simulação nas cidades sede da Copa das Confederações e posteriormente em todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Cada uma delas tem a proposta de realizar um simulado para testar o plano de resposta.

Ao todo, a Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014 já realizou quatro eventos-teste desde o ano passado: bloco carnavalesco Galo da Madrugada em Recife, Jogos Escolares em Cuiabá (MT), Festival Folclórico de Parintins (AM) e Rio + 20, no Rio de Janeiro.

Da Redação em Brasília
Com informações do MS