Contag avalia plenárias de preparação para seu 11º Congresso

Entre 22 de novembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013, foram realizadas 98 plenárias estaduais e regionais de preparação para o 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR), que acontecerá de 4 a 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Trabalhadoras analisam o documento-base para o 11º Congresso

A avaliação da Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) é muito positiva. “Tivemos uma participação massiva, inclusive de mulheres e jovens, e os debates foram extremamente qualificados. Por conta disso, estamos recebendo ótimas contribuições para o Documento Base do 11º CNTTR”, disse o presidente da entidade, Alberto Broch.

Segundo o secretário-geral da Contag, David Wylkerson, em todas as plenárias foi possível verificar o interesse e a empolgação dos delegados e delegadas em discutir os temas propostos. “Tenho certeza de que teremos um rico debate no Congresso devido ao sucesso das plenárias estaduais e regionais”, afirmou.

Conforme os dirigentes, um dos temas que virá muito forte para o 11º CNTTR será a organização sindical. “Esse é o tema de destaque no Documento-Base. Afinal, tomamos como base o novo contexto político e sindical que atravessamos. O movimento sindical precisa intensificar esse debate de forma detalhada, franca e aberta sobre a organização e estrutura sindical. Portanto, não podemos fugir desse cenário que está colocado para a nossa categoria”, explicou David.

A expectativa é que outros temas específicos sejam discutidos, como a reforma agrária, por exemplo. “O MSTTR tem que discutir a sua atuação mediante a falta de compromisso do governo Dilma com esta e outras políticas fundamentais para o desenvolvimento sustentável do campo e das florestas”, destacou Broch.

Fonte: Portal da Contag