Reforma Agrária: Contag vai intensificar diálogo com Dilma

Após congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), realizado na última semana, a entidade reafirmou o compromisso de cobrar da presidenta Dilma Rousseff e seus ministros uma "reforma agrária de qualidade". 

Em entrevista à imprensa, Alberto Ercílio Broch, reeleito presidente da Contag, disse que um dos objetivos principais será intensificar o diálogo com a presidenta e intensificar o debate em torno do fortalecimento da agricultura familiar, a melhoria das políticas públicas e a defesa de um novo modelo tecnológico.

Durante participação na abertura do 11º Congresso da entidade, na terça-feira (5), em Brasília, Dilma falou também em aumentar o crédito e melhorar a assistência técnica ao produtores. Na véspera, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, já havia discursado sobre as ações e limites do Executivo.

Leia mais:
Congresso da Contag debate desenvolvimento rural alternativo

"Entendemos isso como uma posição que compromete o governo. Vamos pautar o governo na reforma agrária, na assistência técnica e na melhoria dos assentamentos", disse Broch. E acrescenta: "que a nossa Embrapa possa pesquisar modelos mais sustentáveis, durante a transição para a agroecologia. É preciso discutir não só a produção, como a comercialização".

Segundo ele, "o Estado tem de investir seus recursos para priorizar a agricultura familiar. Se o agronegócio é tão bom assim, não precisa tanto desses recursos", afirmou o gaúcho de Alto Alegre, ele mesmo um agricultor familiar, em condomínio com os irmãos, cultivando soja, trigo, leite e cultura de subsistência.

Com informações da Rede Brasil Atual