Detido outro chefe de centro de tortura no Chile 

 Outro dos ex-chefes do antigo centro de detenção e tortura de Colônia Dignidade, no centro-sul do Chile, foi detido pela Polícia de Investigações e é apresentado nesta quarta-feira (20) perante o tribunal.

O alemão Gerd Seewald teria respondido, na véspera, ao chamado da Justiça da região de Maule, onde também foram sentenciados cinco outros chefes por delitos de violação e sequestro de menores. Quatro deles entregaram-se nesta terça-feira e outro está foragido, na Alemanha.

Colônia Dignidade, hoje Villa Baviera, foi fundada na década de 1960 por imigrantes alemães na província de Linares, região do Maule, a cerca de 300 quilômetros ao sul de Santiago do Chile.

Na época da ditadura de Agusto Pinochet (1973-1990) foi utilizada como centro de reclusão e tortura de presos políticos, e dispunha de bunkers, túneis, hospital, aeródromos, infraestrutura que lhe permitiu, entre outras atividades, participar na produção e tráfico de armas.

A Corte de Apelações de Talca ordenou aplicar as sentenças de prisão para Kurt Schnellenkamp, Gunter Schaffrik Bruckmann, Gerhard Mücke e o chileno Dennys Alvear, que se entregaram nesta terça-feira.

Schaffrick e Mücke, alemães, deverão cumprir pena de 11 anos de prisão, responsáveis pelas violações de quatro crianças e por sequestros, enquanto Schnellenkamp (de nacionalidade holandesa) e Alvear (chileno) receberam condenações a cinco anos por cumplicidade nas violações.

No caso de Seewald pesa uma condenação de oito anos de prisão por cumplicidade nas violações e por sequestro.

Ainda fica pendente a prisão de Hartmut Hopp, antigo sub-tenente, na Colonia Dignidad, un enfermeiro alemão que chegou ao Chile depois de escapar de seu país, onde era acusado de abuso sexual.

Hopp está foragido na Alemanha desde 2011, pelo que se espera uma ordem de detenção.

Fonte: Prensa Latina