Lei Básica assegura desenvolvimento e prosperidade de Macau

Este ano marca o 20º aniversário da promulgação da Lei Básica da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e o 14º aniversário de sua implementação. Segundo um especialista chinês, a lei vem funcionando de forma prática e profunda na região, promovendo e consolidando a estabilidade política e a prosperidade social.

Frankie Chan, residente de Macau, que opera dois restaurantes em Pequim há oito anos, sentiu o desenvolvimento fundamental da região através de sua vida pessoal. Ele disse que "a mudança é bem grande".

Macau, que se localiza no sul da China, próximo à Província de Cantão, foi uma colônia portuguesa e retornou à China em 1999. A cidade histórica vem se tornando cada vez mais dinâmica com o desenvolvimento nos últimos anos.

Na opinião do professor da Universidade Renmin da China, Qi Pengfei, também diretor do Centro de Pesquisa de Taiwan, Hong Kong e Macau ligado à universidade, todos os crescimentos foram alcançados sob a proteção da Lei Básica, que também garantiu o retorno bem-sucedido de Macau à China.

O embaixador português na China, José Tadeu Soares, afirmou que "a Lei Básica de Macau assegurou uma transição sem sobressaltos da administração do território, garantindo a sua estabilidade e a prosperidade, e reconhecendo as suas capacidades específicas que resultaram de um passado histórico complexo, ao ser um local particularmente rico pelo contato das civilizações".

O professor Qi indicou que tanto o governo central chinês quanto o governo e o povo de Macau obedecem estritamente à Lei Básica, e fazem-no como garantia das políticas de "um país, dois sistemas", da "Administração de Macau pela Gente de Macau" e do Alto Grau de Autonomia.

Fonte: Rádio Internacional da China