Movimentos estudantis marcam nova Jornada de Lutas

A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira pretende pautar temas como o financiamento público da educação, a melhoria das condições de trabalho e a violência contra jovens nas periferias. Ela deverá ocorrer de 25 de março a 02 de abril deste ano.

Movimentos sociais e organizações estudantis estão preparando uma série de manifestações para o dia 25 de março deste ano.

“Não nos deteremos onde os governos param. Iniciamos aqui uma caminhada de unidade e luta por reformas estruturais”, diz o manifesto assinado por 30 entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Foi realizada neste sábado (23), no Sindicato dos Químicos de São Paulo, na região central da capital, uma das plenárias nacionais que irão definir o formato das manifestações. Foram discutidos desde os temas até a organização das manifestações.

Um dos desafios da Jornada é mobilizar os jovens que tiveram acesso ao ensino superior por meio das políticas sociais dos últimos anos. Entretanto, as condições de vida desses jovens dificultam a participação em movimentos políticos.

Para a militante Carla Bueno, as oportunidades de aproximar esses jovens da política ocorrem por meio de demandas concretas. “Eles se organizam a partir da necessidade de atendimento estudantil, das demandas reais que eles vão sentindo e, com isso, a gente vai debatendo o modelo de sociedade que a gente quer construir”, 

Com informações da Agência Brasil