Premiê britânico recebe secretário de Estado dos EUA

O primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, recebeu nesta segunda-feira (25) o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, com quem conversou sobre os futuros acordos comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia (UE).

De acordo com um porta-voz do governo britânico, o encontro foi realizado no número 10 de Downing Street, residência oficial do chefe do Executivo, onde a conversa entre as partes esteve enfocada na perspectiva de um tratado de livre comércio entre os Estados Unidos e o bloco comunitário.

Segundo informou o representante, Cameron e Kerry debateram como a presidência do Reino Unido poderia promover no encontro do G8 o tema da zona de livre comércio, em junho na Irlanda do Norte.

O chefe da diplomacia estadunidense chegou ontem a Londres na primeira escala de um giro de 11 dias que o levará também a Alemanha, França, Itália, Turquia, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, em sua primeira viagem internacional desde que assumiu o cargo no começo do mês.

Durante a reunião as partes trataram também sobre o conflito na Síria e a situação no Oriente Médio, informou o porta-voz.

Ainda que a imprensa tenha especulado que durante o encontro Kerry poderia se pronunciar sobre a postura estadunidense no conflito das ilhas Malvinas, a fonte afirmou que não trataram do assunto.

O secretário de Estado também não fez referência ao referendo que Cameron se comprometeu a realizar sobre a permanência de seu país na UE caso seja reeleito como premiê.

Mas no mês passado o governo estadunidense expressou abertamente que não era partidário da realização da consulta, pois considerava necessário que o Reino Unido continuasse sendo um membro influente do bloco comunitário.

A agenda de Kerry em Londres inclui também uma reunião com o ministro de Assuntos Exteriores, William Hague, seguida de uma coletiva de imprensa.

Fonte: Prensa Latina