Presidente da CBF é investigado por relações com a ditadura 

Formada na Assembléia Legislativa de São Paulo, a Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva investiga o vínculo do atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín com a repressão durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). 

José Maria Marin, deputado estadual pela Arena - Foto: Agência Pública

Com base em discursos feitos por Marin em 1975 quando era deputado estadual, a Comissão pretende analisar sua relação com a prisão do jornalista Vladimir Herzog, assassinado por agentes da repressão nas dependências do Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) em 25 de outubro daquele ano.

Marin se tornou deputado estadual em São Paulo em 1971 pela Arena, partido que defendia o regime militar. Em 1975, ele usou a tribuna da Assembléia para criticar o departamento de jornalismo da TV Cultura, emissora do governo do Estado, então dirigido pelo jornalista Vladimir Herzog. Em em outubro daquele ano, Marin pediu "providências aos orgãos competentes em relação ao que está acontecendo no canal 2", que estava sendo acusado por veículos da imprensa paulista de "infiltração comunista".

Na noite de 24 de outubro, 15 dias depois dos discursos na Assembléia, os policiais chegaram na TV Cultura para levar o jornalista. Após pedido de seus colegas, Herzog foi liberado para passar a noite em casa com a condição de se apresentar à polícia no dia seguinte. Após se apresentar no Doi-Codi no dia 25 de outubro, Vladimir Herzog foi preso nas dependências do orgão de repressão, de onde não saiu com vida.

Ivan Seixas, coordenador da Comissão da Verdade Rubens Paiva, considera que os discursos de Marin foram uma "preparação" para a morte de Herzog e informa que eles estão sendo analisados. Confira em vídeo a entrevista:

Ivo Herzog, filho do jornalista e fundador do Instituto Vladimir Herzog, organização em defesa dos direitos humanos, lançou uma petição pública pedindo a saída de Marin da CBF. Aberta na Avaaz, organização internacional que organiza mobilizações mundialmente veiculada em 15 línguas, a petição já conta com mais de 25 mil assinaturas.

A jornalista Rose Nogueira, que trabalhou em 1975 no jornal Última Hora, que estava sob a direção jornalística de Vladimir Herzog, assinou a petição e afirma que os pronunciamentos de José Maria Marin apavoravam toda a redação. Confira o vídeo em que Rose Nogueira pede a saída de Marin da CBF

A deputada federal Luiza Erundina, que integra a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, subcomissão permanente criada no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados para contribuir e fiscalizar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) considera que Marin deveria ser ouvido por esse organismo e anuncia que fará uma audiência pública na Câmara com o objetivo de discutir as relações entre repressão e esportes no país.

Procurada, a assessoria da presidência da CBF afirmou que esse assunto não tem relação com a entidade e sim com a vida pessoal de Marin e que o presidente da CBF moveu na Justiça uma ação contra o autor da petição.

Fonte: EBC