Reintegração: Chico Lopes recebe demitidos do BNB

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) recebeu, em seu escritório político em Fortaleza, servidores demitidos do Banco do Nordeste que lutam por reintegração ao banco.

O deputado informou sobre as atuais perspectivas de articulação para aprovação, na Câmara Federal, do projeto que reintegra esses trabalhadores, desligados da instituição financeira, entre 1995 e 2002, entre outros servidores que sofreram perseguição, assédio moral, injustiças e arbitrariedades por parte da direção do banco à época.

"O projeto de lei que reintegra os servidores está na Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, com parecer favorável. Agora no começo do ano, houve mudança na composição da comissão. Vamos manter diálogo com o deputado que vier a assumir a relatoria do projeto, para garantir o parecer favorável ao projeto e tentar votar e aprovar essa matéria na comissão", afirmou Chico Lopes.

"De lá, o projeto segue somente para mais uma comissão, a de Constituição e Justiça, onde também teremos condição de buscar diálogo e apoio para a aprovação", complementou Lopes. "Apesar do longo tempo, insistimos na luta para aprovar essa matéria. Até porque há precedentes, com servidores de outras esferas do serviço público já tendo conquistado a reintegração. Por isso, vamos continuar nessa luta e buscar uma reunião com a presidência do Banco do Nordeste", definiu Chico Lopes.

"O trâmite burocrático no Congresso é pesado. São muitas matérias e, sem haver interesse direto do governo, há um longo tempo para aprovação", destacou o advogado Heider Vasconcelos, que acompanha o caso junto à AFBNB, propondo a integração de mais integrantes da bancada federal cearense para buscar apoio para a causa dos pedevistas.

Ramon Galvão, assessor do senador Inácio Arruda (PCdoB) e também advogado, representou o parlamentar na reunião e reforçou a importância de os servidores seguirem mobilizados, procurando o conjunto dos parlamentares no sentido de pedir apoio à causa e contornar as dificuldades na tramitação do projeto de reintegração.
Mobilização continua

Sousa Júnior, um dos servidores prejudicados, apresentou proposta de chamar atenção para o fato de um grupo de 31 servidores, que entraram com ação judicial contra o BNB, terem sido chamados pela instituição financeira para reintegração, em 2009.

"Proponho iniciar negociação envolvendo as entidades dos funcionários do BNB e os parlamentares, principalmente os autores do projeto, para discutir a possibilidade de estender o benefício que foi dado a 31 servidores, que entraram com ação judicial, para beneficiar também os demais servidores que lutam pela reintegração", sugeriu Sousa Júnior, contando com apoio do conjunto dos participantes do encontro.

Rita Josino, presidente da AFBNB no Ceará, ressaltou a participação da Associação em todas as atividades envolvendo a causa dos demitidos do BNB. "A questão é política, e somente política. Temos que fazer uma grande mobilização. A reintegração dos demitidos tem que ser pautada em reunião com o novo presidente do Banco do Nordeste. Precisamos cobrar da nova gestão qual o tratamento que vai ser dado a essa questão", defendeu.

Assis Araújo, diretor da AFBNB, lamentou a demora na tramitação do projeto. "A gente percebe que as coisas andam muito lentamente no Brasil. Contamos com Chico Lopes para levar nossa mobilização aos nossos representantes, em quem votamos e que estão lá em Brasília, para cobrar que eles tenham compromisso com esta causa dos demitidos do BNB".

Fonte: Assessoria de Imprensa – Deputado federal Chico Lopes – PCdoB-CE