Publicado 27/02/2013 10:48 | Editado 04/03/2020 16:47

A implantação de projetos do governo federal para incentivar a prática de esporte e a criação de espaços de lazer nas mais diversas cidades maranhenses será o ponto de partida. Representantes do Ministério darão informações sobre como implantar políticas como o Programa Esporte e Lazer da Cidade e o Programa Segundo Tempo.
O primeiro tem por finalidade melhorar a infraestrutura esportiva das cidades, implantação de Núcleos de Esporte e Lazer e a formação continuada dos técnicos esportivos das comunidades. Já o programa Segundo Tempo é voltado para crianças e jovens em áreas de risco social que, no tempo livre, poderão ter acesso à prática de esporte e cultura nas sedes das escolas da comunidade.
São atividades realizadas fora do horário escolar, com oferecimento de, no mínimo,três modalidades esportivas. Além disso, há oferecimento de reforço alimentar e frequência mínima de três vezes por semana, conforme demonstrará em sua exposição o secretário nacional de Esportes, Educação, Lazer e Inclusão Social do Governo Federal, Vicente Neto.
Prefeitos,vereadores e secretários de diferentes regiões maranhenses devem comparecer ao evento promovido pelo prefeito Leo Coutinho (PSB). A iniciativa tem por finalidade aumentar a cooperação intermunicipal no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o bem-estar do cidadão maranhense. Com o título “Governo e população partilhando poder de decisão, (des)construindo resistências e apontando caminhos no esporte estadual”, o evento deve ser marcado pela contribuição entre os municípios e governo federal.
Segundo Adelmo Soares, 92 secretários de esporte de todo o Maranhão já confirmaram presença no evento. “Queremos transformar Caxias na capital do esporte durante esses três dias. Troca de experiências, oferecimento de cursos técnicos e de arbitragem em diversos esportes. É uma política de compartilhamento de aprendizados para que todos os municípios sejam beneficiados,” disse.
As ações integradas entre municípios e Ministério dos Esportes, comandado pelo ministro Aldo Rebelo (PCdoB), ajudam também na integração de pessoas com deficiência de locomoção e inclusão social. Para marcar essa ideia, será promovida a primeira partida de basquetebol de deficientes auditivos, a partir das 20h.
Da Redação Vermelho / Maranhão