DEM tenta impedir comemorações na Câmara dos 33 anos do PT

Os deputados e assessores do DEM provocaram tumulto nas dependências da Câmara nesta quarta-feira (27). Eles levaram um painel com capas de revistas e jornais de 2005 lembrando o episódio do chamado “mensalão” para o local da exposição fotográfica que comemora os 33 anos do Partido dos Trabalhadores. A manifestação do DEM no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, espaço onde costumam ser realizadas exposições sobre a história do País, gerou troca de ofensas, com repercussão nos discursos.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela D´Ávila (RS), usou a tribuna da Câmara para apresentar solidariedade ao PT e criticar o DEM. “Gostaria, em nome do nosso partido, o Partido Comunista do Brasil, manifestar solidariedade ao Partido dos Trabalhadores pelas agressões sofridas pelo espírito antidemocrático dos Democratas nas manifestações da tarde de hoje”.

Leia também: Ato político e exposição na Câmara comemoram os 33 anos do PT

Ela lembrou que, na semana passada, o DEM, ao acompanhar a blogueira cubana dissidente Yoani Sanchez, acusava os governistas de não respeitarem a liberdade de expressão nesta Casa, “hoje deixaram a sua verdadeira máscara cair”.

“São eles aqueles que não respeitam os partidos, são eles que não respeitam a liberdade de expressão, são eles que não querem sequer que um partido com a tradição democrática do Partido dos Trabalhadores celebre o seu aniversário e comemore os seus feitos”, disse, destacando ainda a tradição democrática da Casa, onde sempre se comemora os aniversários dos partidos.

“Os partidos comemoram a existência uns dos outros, porque sabemos que se existimos todos é porque a democracia existe, é porque comemoramos a democracia, é porque celebramos a democracia e é porque celebramos o espírito democrático do nosso povo e do nosso País”, enfatizou.

Desrespeito

O material do DEM foi retirado por integrantes do PT. “Só tirei porque estava na frente do painel do PT. Respeitamos todas as manifestações, de qualquer partido, mas colocar na frente do nosso, tapando a nossa exposição, é um desrespeito”, argumentou o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), que considerou como “coisa de moleque” o ato do DEM. “A oposição não tem o direito de minimizar uma manifestação nossa”, completou.

Deputados do PT pediram auxílio à Mesa Diretora e à segurança da Câmara para que seja garantido o direito de manifestação aos militantes da legenda. O líder da bancada petista, deputado José Guimarães (CE), cobrou respeito aos outros partidos, para que as manifestações sejam livres nas dependências da Câmara.

De Brasília
Márcia Xavier