PMDB faz convenção nacional para reconduzir Temer à Presidência

O PMDB fará sua convenção nacional neste sábado (2), no Hotel nacional, em Brasília (DF). O principal objetivo do evento é alterar o estatuto do Partido para garantir o retorno à presidência do vice-presidente Michel Temer. No momento, a vaga é ocupada pelo interino, senador Valdir Raupp (RO). A presidenta Dilma Rousseff, vai participar do evento. De acordo com informações da assessoria do Planalto, o convite foi feito nesta terça-feira (26) por Temer durante reunião com Dilma.

A participação de Dilma no evento, com possibilidade de discurso, segundo assessoria de Michel Temer, está prevista para 11 horas.

Na convenção, o partido elegerá os novos membros do Diretório Nacional, da Comissão de Ética e Disciplina, da Executiva Nacional e do Conselho Fiscal. Também apresentará propostas de mudanças no estatuto para autorizar a volta de Temer à presidência do PMDB. Isso porque as atuais regras não permitem que membros do Diretório Nacional exerçam cargos no Poder Executivo. 

Segundo analistas políticos, o encontro vai procurar evitar campanha dos nomes do Partido que disputam uma vaga em uma possível reforma no ministério do governo Dilma, como o deputado Gabriel Chalita (SP), para o Ministério de Ciência e Tecnologia.

A probabilidade de Chalita ocupar o cargo diminuem a cada dia. O nome dele vem sendo vetado por petistas paulistas, que não querem cacifar o deputado católico para a disputa ao governo de São Paulo em 2014. Enfraquecer o PMDB paulista, significa abrir espaço para Mercadante ao governo de São Paulo nas próximas eleições.

Atualmente, o PMDB comanda cinco ministérios: Minas e Energia, Previdência, Agricultura, Turismo e Secretaria de Assuntos Estratégicos, além de estar na Vice-Presidência da República e no comando das duas Casas legislativas – Senado, com Renan Calheiro (AL) e Câmara com Henrique Alves (RN).

Da Redação em Brasília
Com agências