1964: Um golpe contra o Brasil

O golpe militar de 1964 está prestes a completar meio século. Em março deste ano são 49 anos. Sua lembrança trágica e a denúncia das violências e arbitrariedades cometidas contra o povo, os democratas, progressistas e patriotas tem um marco no lançamento, neste 2 de março, em São Paulo, do documentário 1964, um golpe contra o Brasil.

1964, um golpe contra o Brasil

O lançamento ocorreu num local apropriado, o Memorial da Resistência de São Paulo, seguido de um debate com o diretor do filme, Alípio Freire, ele próprio um dos lutadores contra o arbítrio e um herói da resistência. Hoje é presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política. O lançamento marca também o inicio da programação anual dos Sábados Resistentes de 2013, realizada pelo Memorial juntamente com o Núcleo de Preservação da Memória Politica e o Fórum de ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.

1964, um golpe contra o Brasil foi produzido em 2012 pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pela TVT – Televisão dos Trabalhadores. Seu objetivo é retomar a memória do período de conspiração de direita que levou ao golpe civil-militar de 1º de abril de 1964 e dos primeiros dias da ditadura. Ao mesmo tempo em que contextualiza o golpe no cenário internacional da época, apresenta, principalmente às novas gerações, fatos pouco conhecidos, e reveladores dos bastidores da política brasileira naquele fatídico ano de 1964.

Realizado a partir de depoimentos de personagens que viveram, como militantes, aquele período, o filme discute as razões que levaram ao golpe civil e militar que derrubou o governo do presidente João Goulart. Almino Affonso, à época deputado federal e ministro do Trabalho do governo Jango, Rafael Martinelli, dirigente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), a socióloga Maria Victoria Benevides, o médico Reinaldo Murano, o então presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Aldo Arantes, e o coordenador nacional do MST João Pedro Stedile estão entre os personagens ouvidos.

Os Sábados Resistentes são um espaço de discussão entre lutadores pela liberdade, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Seu objetivo maior é o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Com agências