Espanha registra novo pico no número de pessoas desempregadas 

A Espanha superou pela primeira vez a marca dos cinco milhões de desempregados inscritos nos centros de emprego. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (04) pelo Ministério do Emprego e Segurança Social espanhol, o número de desempregados inscritos aumentou quase 60 mil em fevereiro, para os 5,04 milhões. 

Em comparação com o mesmo mês de 2012, o crescimento é de 328 mil desempregados inscritos nos centros de formação e emprego em Espanha, o que representa um aumento de 6,96% em termos de variação homóloga.

Estes resultados são relativos apenas ao número de desempregados inscritos nos centros de emprego. Já no que toca ao número total de desempregados em Espanha, o número ronda atualmente os seis milhões.

A taxa de desemprego em Espanha é a segunda maior da União Europeia, atrás apenas da Grécia, que se encontrava nos 27% em novembro, último mês para o qual há resultados. Na sexta-feira, o Eurostat revelou um novo aumento no desemprego em Espanha para fevereiro, que atingiu os 26,2%.

Os números divulgados nesta segunda-feira pelo Governo espanhol mostram que os jovens foram, uma vez mais, os principais afetados com a subida do desemprego. Os centros de emprego em Espanha registraram um aumento de 3,46% de jovens desempregados inscritos, contra um crescimento de 0,96% nos desempregados com mais de 25 anos.

De acordo com os resultados citados pela imprensa espanhola, o aumento do desemprego na Espanha não poupou nenhum setor econômico. O número de desempregados inscritos aumentou 1,2% no setor dos serviços, 3,93% na agricultura, 0,29% na indústria e 0,28% na construção.

Outro sinal do enfraquecimento do mercado laboral em Espanha é a queda sistemática do número de inscritos na Segurança Social. Em fevereiro, houve menos 0,18% de inscritos na Segurança Social, ou menos 28,6 mil trabalhadores registrados. A queda de fevereiro foi, no entanto, menos significativa do que a quebra registada no mês anterior. Em janeiro, a Segurança Social espanhola contou menos 61,1 mil trabalhadores inscritos do que em dezembro.  

Fonte: Público.pt