Déficit da China irá aumentar para 1,2 trilhão de iuanes em 2013

O governo chinês está projetando um déficit fiscal de 1,2 trilhão de iuanes (US$ 191 bilhões) para 2013, 400 bilhões de iuanes a mais que o valor orçamentado no ano passado, de acordo com um relatório de trabalho do governo submetido nesta terça-feira (5) à Assembleia Popular Nacional (APN), o mais alto órgão legislativo do país.

O déficit consiste em um déficit de governo central de 850 bilhões de iuanes e 350 bilhões de iuanes em títulos a serem lançados em nome de governos locais, informou o relatório.

"É necessário aumentar apropriadamente o déficit e a dívida governamental, visto que a demora de corte de imposto estrutural passado tornará difícil para as receitas do governo crescerem rapidamente neste ano, enquanto despesas fixas crescerão", disse o relatório.

A China tem uma taxa de dívida de PIB relativamente baixa e o aumento no déficit neste ano levará a taxa de déficit do PIB a um nível seguro de cerca de 2%, de acordo com o relatório.

As despesas crescentes serão usadas para assegurar e melhorar o bem-estar do povo e manter o apoio para crescimento econômico e ajustes estruturais, disse ele.

Embora alguns países estejam lutando para cortar déficit em 2013, o governo chinês está expandindo seu déficit, o que mostra sua vontade para liberar bônus que podem estimular o crescimento econômico e elevar a qualidade do seu desenvolvimento ao mesmo tempo, de acordo com especialistas.

O déficit elevado garantirá que o governo tenha dinheiro suficiente para aumentar seu investimento em educação, serviço de saúde e seguro social, disse Gao Peiyong, chefe da Academia Nacional de Estratégia Econômica subordinada à Academia Chinesa de Ciências Sociais.

A longo prazo, o aumento do déficit contribuirá para expandir a demanda nacional e manter o crescimento econômico, disse Gao, acrescentando que esse aumento também fornecerá mais espaço para corte de impostos.

Fonte: Rádio Internacional da China