Dilma e comitiva viajam nesta quinta para velório de Chávez

A presidenta Dilma Rousseff embarca nesta quinta-feira (7) para a Venezuela, onde participará do velório do presidente Hugo Chávez. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, faz parte da comitiva de brasileiros que acompanharam a presidenta Dilma na cidade de Caracas.

O velório de Chávez começou nesta quarta-feira (6), mas a cerimônia fúnebre oficial, para a qual são esperados chefes de Estado da América Latina, está marcada para as 10 horas (horário local, 12h30 no horário de Brasília) da sexta-feira (8) na Academia Militar de Caracas. O governo da Venezuela ainda não informou em que local o corpo do presidente será enterrado.

A presidenta e a comitiva devem chegar em Caracas no começo da noite. Entre os integrantes da comitiva estão o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e os deputados José Guimarães (PT-CE), Josias Gomes (PT-BA), Valmir Assunção (PT-BA), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Iriny Lopes (PT-ES).

Os presidentes do Uruguai, José Pepe Mujica, da Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales, já estão na capital venezuelana para prestar as últimas homenagens a Chávez. Também são esperados os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e do Equador, Rafael Correa.

Onze países decretaram luto oficial em memória de Chávez, segundo informações da Agência Venezuelana de Notícias: Cuba, Uruguai, Argentina, Equador, Bolívia, Brasil, Chile, Nicarágua, Bielorrússia, Nigéria e Irã.

No traslado do Hospital Militar de Caracas até o local do velório, o corpo de Chávez foi acompanhado por uma multidão vestida de vermelho em homenagem ao presidente.

Com informações da Agência Brasil