IBGE: produção industrial tem alta de 2,5% em janeiro de 2013

Pesquisa publicada nesta quinta-feira (7), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que a produção industrial brasileira iniciou o ano com crescimento de 2,5% em janeiro, em relação ao mês anterior. Essa é a maior alta desde março de 2010, quando havia sido registrado aumento de 3,4%.

Os dados, que se referem à Pesquisa Industrial Mensal, também indicaram que em dezembro de 2012, a alta ficou em 0,2%. 

Entre as 27 atividades industriais pesquisadas, 18 tiveram crescimento na produção, com destaque para veículos automotores (4,7%), refino de petróleo e álcool (5,2%) e máquinas e equipamentos (5,7%). Em relação a janeiro do ano passado, houve uma expansão de 5,7%, a maior alta desde fevereiro de 2011 (7,5%). Nos últimos 12 meses, a queda acumulada chega 1,9 %.

Bens de capital

Entre as categorias de uso, o destaque ficou com os bens de capital, que tiveram alta de 8,2% entre dezembro e janeiro. Os bens de consumo duráveis tiveram aumento de 2,5%, enquanto os bens de consumo semi e não duráveis apresentaram alta de 0,2%. Os bens intermediários cresceram 0,9%.

De acordo com o IBGE, a alta foi puxada principalmente pelo crescimento da produção dos bens de capital para transporte (61,3%). Os veículos automotores, que incluem os caminhões, tiveram crescimento de 39,3%. Os bens de capital voltados para o setor de energia também tiveram crescimento: 8,6%.

“Foi um setor de alguma forma favorecido pelas medidas do governo de manutenção do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] e taxas do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] para o setor mais baixos”, disse o coordenador da Pesquisa Industrial Mensal, André Macedo.

A produção de bens de consumo duráveis também registrou taxas de crescimento importantes, de 2,5% em relação a dezembro e de 10,3% em relação a janeiro de 2012. A alta da produção foi puxada por produtos como automóveis, televisores e celulares.

Com informações da Agência Brasil