Movimento de mulheres entrega pauta de reivindicações 

Na manhã desta sexta-feira, as atividades promovidas pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da União Brasileira de Mulheres (UBM), alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, teve como marco inicial a entrega de uma carta de reivindicações ao prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT). O evento foi realizado no auditório do Sindicomerciários e contou com a presença de entidades ligadas ao movimento sindical.

Caxias do Sul - Movimento de mulheres - Maurício Concatto/Divulgação

Entre as reivindicações constantes no documento estão a ampliação do número de creches e escolas infantis, o fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a transformação da Coordenadoria da Mulher em Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher.
Ivanir Perrone, integrante da CTB e da UBM, enfatizou as dificuldades das mulheres com relação à segurança, saúde e educação infantil. “Essas reivindicações não são somente das mulheres, mas de toda a comunidade caxiense”, afirma.

Para Guiomar Vidor, presidente da CTB RS e da Fecosul, a luta pela emancipação feminina é uma luta em conjunto, entre homens e mulheres. “Quando organizamos a Central, frisamos justamente a questão de valorização de gênero, uma vez que a denominamos Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Isso afirma ainda mais a participação das mulheres no mercado de trabalho”, ressalta.

De acordo com o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS), a data é de fundamental importância para a luta feminista do movimento dos trabalhadores, uma vez que, na maior parte das vezes, só se valoriza a beleza das mulheres, e não sua competência. “Nós precisamos cada vez mais ter a capacidade de criar essa relação política com as mulheres. Podemos considerar o nosso partido (PCdoB) como um dos partidos mais feministas da Câmara dos Deputados”, confessa.

Alceu Barbosa Velho recebeu a carta de reivindicações, afirmando ser importante o prefeito estar junto aos movimentos sociais, nesta data, não só pelas mulheres, mas para o povo. Ressaltou ainda que a criação de creches e escolas infantis será prioridade do seu governo. Encerrou seu discurso parabenizando as mulheres. “Na verdade, todo dia é dia da mulher”.

texto: Assessoria de Imprensa do Sindicomerciários