Miriam Belchior: Ações do Estado devem atender bem o cidadão
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, destacou nesta segunda (11) a importância dos governos federal, estaduais e municipais de promoverem sempre ações para prestar um atendimento com qualidade ao cidadão.
Publicado 12/03/2013 08:41
Ela participou da cerimônia de abertura da 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. “Acredito que, cada vez mais, as ações do Estado brasileiro, dos governos estaduais e municipais, são atender bem o cidadão. Todo centro do nosso debate será sobre como voltar as ações do governo para atender o cidadão”, disse.
O evento debaterá até quarta-feira (13), em Brasília, a gestão pública, elencando desafios e compartilhando experiências em âmbito nacional e internacional. A ministra acredita que a troca de informações será importante para melhorar o trabalho dos governos. “A jornada foi preparada para discutir as experiências e refletir sobre os novos desafios para a administração pública no Brasil e no mundo. Cada um dos órgãos envolvidos têm sua própria agenda de gestão. E a agenda do governo federal certamente será influenciada pelo debate que vai ser feito aqui”, declarou.
A secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim de Brito, ressaltou a excelência de programas voltados para a cidadania que são referências em gestão pública.“O Brasil sem Miséria, por exemplo, é um case [assunto] que o mundo todo vem conhecer: como nós fazemos o pagamento do benefício direto ao cidadão, por meio de cartão eletrônico, em qualquer lugar do Brasil. Outro caso brasileiro é a urna eletrônica. O mundo vem para conhecer o nosso processo eleitoral, sobre como nós sabemos o resultado da eleição de forma rápida segura”, disse.
Ana Lúcia também entende que o Brasil pode aprender muito sobre gestão pública com a experiência de outros países. “Um exemplo é a gestão por resultados, muito forte na Inglaterra. O estabelecimento de metas e de indicadores de desempenho é um desafio no âmbito da gestão pública. Na Inglaterra, até o transporte público tem metas de cumprimento de horário. Nós temos estudado os modelos deles, sobre como estabelecer metas estratégicas, desdobrá-las até o servidor e conseguir que seja uma coisa executável e que traga resultados para a melhoria do serviço público”, destacou.
Fonte: Agência Brasil