Cristina saúda eleição de papa argentino

Nesta quarta-feira (13), o conclave escolheu o papa sucessor de Bento XVI — que renunciou em 11 de fevereiro—. Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos é o primeiro papa latino-americano e, por ocasião de sua eleição, a presidenta da Argentina Cristina Kirchner emitiu um comunicado saudando Francisco I.

“Em meu nome, no do governo argentino e na representação do povo de nosso país, quero saudá-lo e expressar meus parabéns por ter sido eleito como novo Romano Pontífice da Igreja Universal”, manifestou a mandatária.

Leia também:
Cardeal argentino Jorge Bergoglio é eleito papa
 

O texto diz ainda que “é nosso desejo que tenha, ao assumir a condução e destino da Igreja, uma frutífera tarefa pastoral desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da humanidade”.

Apesar de vir de um sub-continente que passa por transformações sociais e progressistas e ser o primeiro papa não europeu, teme-se que suas medidas tenham viés conservador, uma vez que já foi diversas vezes denunciada a simpatia de Jorge Mario Bergoglio, o Francisco I, com a ditadura militar argentina.

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva