Haddad recebe apoio de Dilma para candidatura SP à Expo 2020

A missão de inspeção do Bureau Internacional de Exposições (BIE), entidade que avalia as cidades candidatas a sediar a Exposição Universal, foi recebida nesta quarta-feira (13), em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff, que reforçou o apoio da candidatura de São Paulo para a Expo 2020. O prefeito de São Paulo Fernando Haddad, ao lado do governador do estado, Geraldo Alckmin, acompanhou nove integrantes da missão, que também foram recebidos por ministros e parlamentares.

Dilma e Hadda_Expo 2020 - Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

No encontro com Dilma, delegados da missão de inspeção ouviram que o governo federal apoia a iniciativa da candidatura paulistana. "O governo federal foi a primeira instância a apoiar a ideia de uma candidatura de São Paulo, e no ano passado a presidenta Dilma deu a largada para o projeto", disse o prefeito Fernando Haddad.

O prefeito também exaltou a diversidade da metrópole paulistana como ponto forte para receber a Expo 2020. "Defendemos a nossa candidatura pela força que São Paulo representa, pela nossa cultura, nossa produção científica, nossa diversidade "São árabes, judeus, italianos, coreanos, chineses, japoneses, enfim, não há na cidade espaço para desavenças, quando se trata de celebrar diferenças, harmonia entre povos e democratização das oportunidades".

São Paulo é uma das cinco cidades candidatas a receber a Expo, como é conhecido o evento de intercâmbio entre países que irá durar seis meses, daqui a sete anos. A candidatura de São Paulo é amparada na construção de um grande centro de exposições em Pirituba, o qual parte dos recursos já foi disponibilizado pelo governo federal, além de uma série de outras intervenções em infraestrututra na cidade, como a construção da Linha 6-Laranja do Metrô e melhorias no viário da região.

Heloisa Ballarini/Secom

No Ministério das Relações Exteriores, os delegados e o prefeito Haddad se encontraram com o ministro Antonio Patriota, que apontou que a candidatura é amparada pelas três esferas de governo e que o Itamarati está mobilizado pela realização do evento.

A vice-prefeita de São Paulo, Nadia Campeão, acompanhou a missão de inspeção durante visita ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. Depois, Haddad e Nádia acompanharam encontros dos delegados da Expo 2020 com a bancada parlamentar de São Paulo na Câmara e com os presidentes da Câmara e do Senado.

Na terça-feira (12), Haddad acompanhou a missão do BIE a uma visita ao presidente Lula, na sede de seu instituto. Em seguida, o prefeito acompanhou os delegados ao Palácio dos Bandeirantes.

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo