Rússia e Bielorrússia estreitam integração bilateral  

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, analisam nesta sexta-feira (15) uma ampla agenda de cooperação bilateral, o desenvolvimento do projeto unificado interestatal e as perspectivas do processo de integração regional. 

Putin e Lukashenko reúnem-se nesta sexta na cidade de São Petersburgo, onde também será realizado o Congresso Supremo do Estado Unificado, presidido por ambos os governantes.

De acordo com analistas, a integração entre os dois países na União Aduaneira e o Espaço Econômico Comum, entre outros mecanismos de concertação regional constitui um componente chave para dinamizar e consolidar o formato do Estado Unificado, que os dois presidentes tentam materializar já há vários anos.

O programa do encontro presidencial inclui também questões relacionadas com os nexos comerciais, a cooperação energética, os investimentos e os laços culturais e humanitários, entre os parceiros mais fortes da Comunidade de Estados Independentes (CEI), surgida após a desintegração da União Soviética, em 1991.

Segundo avaliações de Moscou, o intercâmbio comercial se desenvolve em uma dinâmica estável e positiva.

Em 2012, o comércio bilateral cresceu em 9,6%, com um volume recorde de 43,8 bilhões de dólares (em 2011 havia sido 38,6 bilhões, e em 2010, 27,9 bilhões de dólares), de acordo com uma nota do serviço de imprensa do Kremlin.

A Bielorrússia é um parceiro estratégico da Rússia na esfera do trânsito de hidrocarbonetos para a Europa, pois através do seu território são transportados 31,3 bilhões de metros cúbicos de gás, 21% de todo o volume do gás russo exportado ao mercado europeu.

Do outro lado, o montante dos investimentos russos na economia da Bielorrússia ascende a 5,74 bilhões de dólares, dos quais 5,2 bilhões correspondem a investimentos diretos.

De acordo com dados do Comitê Nacional de Estatísticas (Rosstat), as injeções bielorrussas na economia russa superam apenas os 370 milhões de dólares.

O acordo pra a criação do Estado Unificado entre Moscou e Minsk foi assinado em 8 de dezembro de 1999. Ainda que as duas nações tenham um nível elevado de integração econômica e tarifária, como resultado dos processos dentro da CEI, a integração política caminha lentamente, e ainda falta um largo caminho para a construção do projeto de Estado Unificado.

Fonte: Prensa Latina