Reinaldo: os movimentos de esquerda e a unidade internacional

Em mais uma edição do programa Ponto de Vista, da Rádio Vermelho, José Reinaldo Carvalho, editor do Vermelho, fala sobre a organização dos movimentos de esquerda na América Latina e no mundo e sobre os desafios em torno de questões candentes da conjuntura atual e as perspectivas para 2013. 


Durante a reflexão, José Reinaldo falou sobre a realização, de 14 a 17 de março, na Cidade do México, do 17º Seminário Internacional “Os Partidos e a Nova Sociedade”, organizado pelo Partido do Trabalho (PT) do México. Evento, que segundo o dirigente, contou com forte presença comunista e de outras forças revolucionárias e anti-imperialistas.

Reinaldo, que também é secretário de Nacional de Comunicação do PCdoB, informou que o evento também buscou situar as forças de esquerda numa correta perspectiva tática e estratégica. Além disso, passou em revista os caminhos para a conquista e consolidação de governos alternativos, conformados por forças transformadoras e progressistas.

Ainda durante o programa, o dirigente informou que já foram sinalizadas as realizações do 19º Encontro do Foro de São Paulo, que ocorrerá em julho no Brasil; e do 15º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que está previsto para acontecer no mês de novembro em Portugal.

Para José Reinaldo, a realizações destes eventos “reforçam o esforço pela união dos povos na luta anti-imperialista, para dar impulso à resistência e à luta, descortinar perspectivas, mobilizar as massas e fortalecer as suas organizações. Esta união é a tarefa mais importante para canalizar o descontentamento popular que se espraia e dar consistência organizativa, força e consequência aos levantamentos populares pela democracia, os direitos sociais, a soberania nacional, o desenvolvimento nacional com progresso social”.

Ouça na Rádio Vermelho a íntegra do programa: