Alcides Amazonas firma compromisso do mandato com Taubaté (SP)

O deputado estadual Alcides Amazonas (PCdoB-SP) esteve nesta segunda-feira (18) em Taubaté fazendo uma série de visitas com o objetivo de conhecer melhor as necessidades do município e colocar seu mandato à disposição da população e do poder público local.

Uma das reuniões foi com o prefeito Ortiz Júnior (PSDB), que destacou as dificuldades do município – herdadas da gestão passada – e alguns problemas que precisam ser enfrentados com urgência nas áreas da segurança, saúde e educação. Também participou da reunião o vereador Douglas Carbonne (PCdoB).

Uma das questões apontadas foi o enfrentamento ao crack, cujo consumo tem crescido no interior paulista e também na cidade. Entre as propostas surgidas a partir do mandato do vereador em parceria com o deputado estão as ações educativas e esportivas visando a afastar os jovens das drogas. Amazonas se comprometeu a ajudar na construção de academias ao ar livre e das praças da juventude e na implantação do Segundo Tempo no município.

“Assim como as ações de educação, saúde e segurança pública, o esporte é fundamental para lidarmos com a dependência química e a violência. Agindo de maneira preventiva, evitaremos que mais jovens acabem sucumbindo às drogas”, destacou Amazonas.

Através de seu vereador, o PCdoB vem dialogando com a gestão municipal no sentido de buscar o desenvolvimento da cidade. “O que nos aproxima é a busca pelos interesses da cidade. Temos sinergia e, portanto, essa parceria tem tudo para dar certo e render bons frutos para Taubaté”, destacou Ortiz Jr. O prefeito também lembrou que está buscando resgatar e fortalecer as comunidades de bairro como forma de “criar canais diretos de diálogo entre a sociedade e o poder público”.

Visita à Câmara

Acompanhado do vereador comunista, Amazonas visitou a Câmara Municipal de Tatuapé e foi recebido pela presidente da Casa, Maria das Graças Oliveira (PSB). No encontro, Amazonas reafirmou seu compromisso na Alesp de colocar o mandato à disposição dos municípios “de maneira que possamos construir um estado melhor, com mais qualidade de vida para o nosso povo simples e trabalhador. Por isso, é fundamental dialogar tanto com a população quanto com os seus representantes na Câmara Municipal. Assim, podemos ajudar naquilo que for prioritário”.

Durante a conversa, Graça destacou que dentre os problemas a serem enfrentados na cidade estão a implantação de mais equipamentos de saúde e a renovação da frota municipal, especialmente a que é usada para o transporte de doentes e portadores de necessidades especiais.

A vereadora destacou que a parceria com o representante do legislativo paulista é fundamental para garantir mais recursos para o município. Já o vereador Douglas Carbonne salientou que o “governo estadual está totalmente ausente na região, o que complica muito o desenvolvimento de ações no Vale do Paraíba”.

A presidente do Legislativo de Taubaté entregou ao deputado documento solicitando a aprovação de emendas ao PLC 50 em benefício dos servidores públicos. “A população, especialmente a de menor poder aquisitivo, necessita dos serviços públicos. Portanto, temos de cuidar para que estes serviços sejam amplos e eficientes. Para que isso seja possível, temos de valorizar os servidores”, pontuou Amazonas.

Educação e cultura

Amazonas também esteve com a secretária de Educação, Edna Chamon. A rede municipal conta hoje com 129 escolas e mais de 48 mil alunos e um déficit nas creches em torno de 3 mil vagas. “Além deste problema, nossas escolas foram sucateadas. Temos agora o desafio de superar essa situação e deixar um legado positivo para a nossa cidade e para a formação de nossas crianças e jovens”, disse Edna.

O parlamentar lamentou a situação e se comprometeu a ajudar a pasta. “Um país só se desenvolve investindo em educação. Ainda que um mandato parlamentar tenha suas limitações, vou fazer o possível para ajudar nosso povo nesta que é uma área prioritária para alcançarmos um novo patamar social”.

O deputado também esteve com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UniTau, Edson Oliveira, e visitou o Museu Histórico da cidade, que guarda um rico acervo de documentos dos séculos 17, 18 e 19. Um dos mais antigos é um inventário de 1645 e uma publicação portuguesa que narra a vida dos santos, datada de 1657. O local também sofre com o descaso de gestões passadas e hoje não tem sistema de ventilação e infraestrutura adequados para a conservação dos documentos.

“Tivemos aqui uma aula de história. Temos de prestigiar, preservar e valorizar a nossa cultura e vamos ver uma forma de também ajudar o museu”, ressaltou o deputado. Wanderlan Ramos de Carvalho Filho, diretor do museu, explicou que a instituição necessita de investimentos e apontou que o museu “tem uma função educativa de levar a história da cidade para a população e estimular o orgulho do cidadão pelo seu município”.

Amazonas se reuniu ainda com o gerente de Esportes, Renato de Souza Almeida, e visitou áreas da cidade que poderão abrigar equipamentos para a prática esportiva. O deputado também concedeu entrevista à TV Cidade.

Informações da Assessoria do deputado Alcides Amazonas