Dilma e papa Francisco falam do combate à pobreza no Brasil

A presidenta Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado recebida pelo papa Francisco, depois da cerimônia que marcou nesta terça (19) o início do pontificado. Durante o encontro desta quarta (20), no Vaticano, eles falaram sobre o combate à fome e à pobreza e o enfrentamento ao uso de drogas entre jovens e adolescentes.

Segundo Dilma, o papa Francisco demonstrou conhecer a política de combate à pobreza e à fome desenvolvida no Brasil. “O papa é extremamente carismático e tem um compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil muito importante porque o governo brasileiro vem, nos últimos dez anos, a partir do [ex-presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] focando a questão da superação da pobreza”, disse a presidenta.

Leia também:
Mujica falta à primeira missa do novo papa: "não sou católico"
 
“[Expliquei para ele que essa] é uma política de Estado. Expliquei como é que estamos. Mas ele conhecia bem. Não houve surpresa, ele conhecia bastante bem”.

Drogas

Francisco falou ainda da necessidade de um empenho conjunto para combater as drogas e reforçar os valores e princípios para a juventude. Ele disse que a construção do futuro depende da juventude.

Dilma disse que Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios. “Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude”, destacou ela.

A presidenta acrescentou que o papa confirmou que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

Santa Maria

Francisco se disse comovido com a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), no dia 27 de janeiro, que deixou 241 mortos. Segundo a presidenta, ele elogiou a forma como o Brasil reagiu à tragédia: com força e ternura.

Na madrugada do dia 27 de janeiro, um incêndio atingiu a boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Além dos 241 mortos, várias pessoas – a maioria jovem, ficaram feridas. A tragédia comoveu o Brasil e teve repercussão internacional.

Em seguida, Dilma se disse impressionada com o estilo do papa. “É um papa muito modesto”, ressaltou. “Eu acho que ele será um papa muito importante”, completou.

Fonte: Agência Brasil