Fim das obras da refinaria provoca acalorado debate na AL

 

Fim das obras da Refinaria Premium I
A paralisação das obras de construção da Refinaria Premium I da Petrobras, que estavam sendo realizadas no município de Bacabeira, provocou um acalorado debate em Plenário, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira (20).

Os deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Vianey Bringel (PMDB), Raimundo Cutrim (PSD), Bira do Pindaré (PT), Magno Bacelar (PV), Othelino Neto (PPS) e Eliziane Gama (PPS) proferiram discursos se reportando ao assunto.

A discussão foi iniciada depois que o deputado Rubens Pereira Júnior ocupou a tribuna para informar que, na tarde de terça-feira (19), os deputados do Bloco Parlamentar de Oposição realizaram uma visita de inspeção ao canteiro de obras da refinaria, em Bacabeira.

Além de Rubens Júnior, as obras da refinaria foram inspecionadas na tarde de terça-feira pelos deputados Bira do Pindaré (PT), Cleide Coutinho (PSB), Marcelo Tavares (PSB), Eliziane Gama (PPS) e Othelino Neto (PPS).

Em seu discurso, Rubens Júnior declarou que, de forma lamentável, ficou constatado, durante a visita a Bacabeira, que as obras da refinaria estão efetivamente paralisadas.

“E não há nada mais grave no estado do Maranhão. O ministro Lobão, que é pré-candidato a governador, vendo que o Maranhão inteiro já está percebendo que a refinaria se tratou de um estelionato eleitoral em 2010, tratou de marcar uma viagem às pressas para o Maranhão para tentar explicar. Explicar o que os fatos contradizem, porque os fatos comprovam que a obra está paralisada. O ministro Lobão arruma uma viagem, tenta vir se explicar perante o Maranhão e aí, para o assunto mais importante neste momento no nosso estado, a governadora Roseana Sarney viaja para nem receber o ministro Lobão. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em uma audiência com os deputados de Oposição, nos disse certa vez que a obra atrasaria, mas não percebemos apenas o atraso, mas sim a completa paralisação da obra”, afirmou Rubens Júnior.

Ao fazer uso da palavra, o deputado Bira do Pindaré lembrou que a visita ao canteiro de obras da refinaria em Bacabeira foi motivada por uma denúncia do deputado César Pires (DEM), líder do governo na Assembleia Legislativa. César Pires afirmara que a refinaria teria sido abandonada e se transformara em um “esqueleto desidratado”.

A vistoria foi aprovada no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos, por um requerimento do deputado Bira do Pindaré. Ele discursou informando que ficou constatado que as obras da refinaria estão completamente paralisadas.

Diante desta constatação, Bira do Pindaré disse que vai apresentar um requerimento à Mesa Diretora da Casa, para que seja solicitada uma audiência com a presidência da Petrobras, para tratar sobre este assunto.

“Este é o primeiro encaminhamento que eu vejo importante se fazer em relação à matéria. O segundo é que a Mesa Diretora deveria convidar o ministro Lobão a vir aqui à Assembleia Legislativa, para explicar a todos os parlamentares o que realmente está acontecendo”, afirmou Bira do Pindaré.

O deputado Othelino Neto relatou que a comissão de deputados encontrou em Bacabeira um cenário entristecedor e revoltante. “Seis deputados do Estado do Maranhão foram àquele local e nós nos deparamos com o quê? Com o abandono, com a afronta à sociedade maranhense, com a afronta à inteligência do povo do Maranhão. É aquele presente de grego que o governo federal e o governo estadual estão dando para o Maranhão: nada, só discurso, só propaganda”, assinalou Othelino. (Com informações da Agência Assembleia).

Fonte: Blog John Cutrim.