Inácio propõe e Senado aprova homenagem a Vinícius de Moraes

O Senado aprovou na última semana a realização de Sessão Especial para comemorar o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes, no dia 14 de outubro próximo. Vinícius nasceu em 19 de outubro de 1913 e ao homenageá-lo “o Senado estará prestando um justo reconhecimento à vida e à obra de um dos brasileiros que mais contribuíram para o engrandecimento de nossa cultura, tanto no Brasil como no exterior”, justifica Inácio Arruda (PCdoB-CE), autor do requerimento para a realização da sessão.

Nascido no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes foi jornalista, diplomata, dramaturgo, poeta e compositor. “Homem de esquerda, viu-se exonerado do Itamaraty em 1969, por ato de força do regime ditatorial – injustiça que só foi reparada oficialmente em 2010, por iniciativa do Governo Lula”, lembra Inácio.

Vinícius faleceu em 9 de julho de 1980 e foi também um dos mais sensíveis compositores e letristas do cancioneiro popular, tendo parcerias com Tom Jobim, Bande Powell, Carlos Lyra, Chico Buarque, Toquinho, Adoniran Barbosa, dentre outros

Fonte: Assessoria do Senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)