Cineclube Avenida apresenta rodada dupla de curtas cearenses

O Cineclube Avenida comemora dois anos de atividades, com um saldo de contribuições à divulgação e à discussão sobre o audiovisual cearense e produções históricas do cinema nacional.

Para marcar a data, o Cineclube, localizado no Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300), promoverá na terça-feira, 26/3, a pré-estreia do curta "Desencontro Marcado", dos cearenses Duarte Dias, Alice Bessa e Marcley de Aquino. Também será exibido "Céu Limpo", de Duarte Dias e Marcley de Aquino. A sessão será seguida de debate com os realizadores

Dois anos dedicados a exibir e discutir produções marcantes da história do cinema brasileiro e obras de novos realizadores audiovisuais do Ceará. O Cineclube Avenida comemora dois anos desde sua primeira sessão, destacando, nesta terça-feira, 26/6, as produções "Céu Limpo" (de Duarte Dias e Marcley de Aquino, primeiro filme exibido no Cineclube, em março de 2011) e "Desencontro Marcado", co-realização da dupla com Alice Bessa.

Trata-se da pré-estreia de "Desencontro Marcado", oportunidade para o público da capital assistir ao curta-metragem, que seguirá para o circuito de festivais brasileiros e internacionais, com expectativa de representar bem o atual momento do audiovisual cearense. "Tenho a convicção de que esse trabalho representa muito bem uma vertente de nossas possibilidades e competências enquanto autores e confesso que estou muito curioso em relação ao diálogo que poderá ser estabelecido com o público, que, de fato e no meu entendimento, é o destinatário final e a razão de ser de toda obra audiovisual”, afirma Duarte Dias, sobre o novo filme, nascido do encontro entre ele, Marcley de Aquino e Alice Bessa.

Após trabalharem juntos no curta "Céu Limpo", Duarte e Marcley conheceram Alice Bessa, estudante de publicidade e esposa de Alencar Júnior, profissional responsável pelo tratamento de som do filme. Alice propôs a Marcley parceria para a construção de um roteiro, visando à inscrição ao Edital de Cinema e Vídeo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Mesmo com pouco tempo para a empreitada, Marcley e Alice se uniram a Duarte Dias, que havia criado roteiros para a obra do escritor norte-americano O. Henry (1862-1910), e formataram o projeto.

“Quando saiu o resultado foi uma alegria só, pois o projeto fora aprovado”, conta Alice. “Mas aí bateu o medo em leva-lo adiante, já que eu tinha o desejo, mas não a experiência que julgava necessária. Ai resolvi convidar os meninos para me ajudarem também nessa questão e o resultado está no filme”, acrescenta.

Contando com a participação dos atores Démick Lopes e Castro Segundo, "Desencontro Marcado" foi todo filmado em preto e branco, tendo por cenário a paisagem exuberante de Baturité, cidade natal de Alice, e o interior do atual teatro da cidade, uma igreja “desativada de suas funções” – como diz um dos personagens da trama.

"A história foi parcialmente reescrita em função dessa 'ex-igreja', cuja arquitetura nos chamou muito a atenção durante a pré-produção do filme" diz Duarte Dias, também responsável pela Direção de Fotografia de "Desencontro Marcado". "Nesse sentido, houve um ganho substancial para a trama, que trabalha tanto no plano real e concreto dos acontecimentos, quanto no plano metafórico e subliminar das transformações que acometem os personagens e tudo o mais que lhes cerca a existência. Nada, absolutamente nada é gratuito no filme; tudo tem um significado, tudo está contextualizado e age em função do universo onde se dá a história", aponta o cineasta.

De volta ao começo

Coordenador do Cineclube, o cineasta cearense Francis Vale destaca a satisfação em exibir uma nova produção de Duarte Dias e Marcley de Aquino, agora em parceria com Alice Bessa, e de voltar a exibir o curta "Céu Limpo".

"Foi o primeiro filme que exibimos no Cineclube, quando estávamos iniciando este projeto que, apesar das dificuldades que todos nós conhecemos, tem dado resultados muito interessantes, nessa obstinação em manter um espaço a mais para o audiovisual cearense e para produções clássicas do cinema nacional, filmes de difícil acesso aos espectadores", destaca Francis.

“Nesses dois anos conseguimos arregimentar um bom público e uma grande repercussão. Contando com os diferenciais de sempre mantermos entrada franca e sempre realizarmos debates após os filmes. Agradecemos a todos que colaboraram para o Cineclube nesse período e renovamos o convite para que estejam conosco nesta sessão comemorativa da terça-feira, 26/3, e nas próximas sessões ao longo do ano", acrescenta Francis Vale.

Cineclube Avenida 2013

Em sua terceira temporada, o Cineclube Avenida reforça sua opção em se constituir um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Documentários, curtas e longas-metragens de diretores cearenses e de outros estados, em sintonia com o cinema independente e/ou alternativo, têm destaque no Cineclube, também aberto a obras de autores consagrados, mas de exibição menos recorrente ao grande público.

O Cineclube Avenida se localiza no I Subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Serviço

Cineclube Avenida. Exibição dos filmes "Céu Limpo", de Duarte Dias, Marcley de Aquino e Alice Bessa, e "Desencontro Marcado", de Duarte Dias, Alice Bessa e Marcley de Aquino. Esta terça-feira, 26/3, às 19h. O Cineclube Avenida fica no 1o. subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota). Entrada franca. Informações: 9998-9497.

Fonte: Assessoria do Cineclube Avenida