Apodi: AMORN mobiliza prefeitos para enfrentamento da seca

 

Com o objetivo de discutir estratégias para o enfrentamento da seca, a Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte (AMORN) reuniu 22 prefeitos da região. O encontro aconteceu no último dia 23 de março, no Sindicato dos Trabalhadores de Apodi.

Como anfitrião, o prefeito Flaviano Monteiro, pediu a união de forças políticas para que os municípios possam avançar oferecendo as melhorias que a população espera dos gestores. Citando obras importantes para a região, como a estrada trans-chapadão, o aeroporto de Mossoró e um Polo Turístico envolvendo a região das serras, conclamou os prefeitos para juntos criarem lutas coletivas.

“Não temos mais como ficar somente na conversa; precisamos de ações”, disse Flaviano ao anunciar a liberação de 100 mil reais, com recursos próprios, para medidas de combate aos efeitos da seca, que serão gerenciados pelos próprios agricultores, através do Fórum de Agricultura Familiar. “O que pudermos economizar na nossa gestão, terá que ser investido para melhorar a situação em que se encontra o homem do campo”, reafirmou.

Os presentes elaboraram uma Carta de Enfrentamento à Seca – Apodi, contendo os pontos norteadores para o combate aos efeitos da seca, pautados pelos prefeitos que relataram as principais necessidades dos municípios para o enfrentar o período de estiagem. As demandas foram divididas de acordo com a competência de cada uma das instâncias para as quais a Carta será encaminhada.

Após a discussão das ações que seriam mais urgentes, tais como o aumento de toneladas de milho e a agilização da liberação do produto pela CONAB; um fundo de convivência com a seca; perfuração de poços e barragens subterrâneas, ficou decidido que o Governo do Estado será procurado de imediato e a atitude será estendida ao Governo Federal.

A reunião foi prestigiada por lideranças políticas da região, pelo representante do Comitê das Ações de Combate à Seca, Gilberto Jales; Francisco Edilson Neto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Apodi; Abraão Júnior, representando o Ministério da Pesca; o vice-presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM), vereador João Evangelista, além de vereadores dos municípios e agricultores de Apodi.

Com informações da Prefeitura de Apodi