Desemprego na França deve chegar a cifra recorde

O ministério do Trabalho da França publicará nesta terça-feira (26) as estatísticas de desemprego correspondentes a fevereiro, que segundo os prognósticos serão elevadas pelo vigésimo segundo mês consecutivo, e podem romper o recorde histórico. 

Até agora a cifra mais alta de desempregados foi registrada em 1997, quando o fenômeno alcançou 3,195 milhões de pessoas.

Essa quantidade, entretanto, poderia continuar rebaixada nesta terça quando a agência estatal
Pôle Emploi publicar os novos dados oficiais.

Segundo Erick Heyer, do Observatório Francês de Conjunturas Econômicas, o flagelo afeta praticamente todos os setores laborais do país, inclusive jovens com boa preparação.

A indústria segue sendo a atividade onde mais desemprego é gerado, indicou Heyer, mas paulatinamente a situação estende-se pelos demais ramos da economia, em boa medida pelos programas de austeridade aplicados na França e em outros países da Europa.

Nesta semana foram dadas novas más notícias neste sentido, quando a empresa produtora de PVC Kem One anunciou que apresentará uma declaração de insolvência ante as autoridades, um passo prévio para sua colocação sob a supervisão judicial e posterior encerramento.

Ao menos 1.300 trabalhadores perderão seus postos nas cinco fábricas desta empresa instaladas em diversos lugares do território francês.

Kem One, do estadunidense Gary Klesch, é herdeira da indústria química Arkema, mas desde seu arranque há oito meses sofre graves perdas devido sobretudo, segundo os sindicatos, aos escuros manejos financeiros de seu proprietário.

A fabricante francês de móveis Cauval Industrie também será posta em liquidação ao vencer na véspera o prazo outorgado pelos tribunais para achar um eventual comprador.

Ao menos 400 trabalhadores deste grupo ficarão cessantes a partir de 8 de abril, data fixada para executar o fechamento e colocar à venda todos os ativos da firma.

Ante o incremento constante do desemprego, o primeiro-ministro gaulês, Jean-Marc Ayrault, anunciou a contratação de 2.000 novos conselheiros para fortalecer o trabalho de Pôle Emploi, cujo objetivo é ajudar as pessoas desempregadas a buscar um posto.

Esta quinta-feira (28) o presidente François Hollande dirigirá uma mensagem à nação, em que se espera que abordará o tema do desemprego e as medidas do governo para contê-lo.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho