França: Manifestação de sem tetos revela problema alarmante 

Membros da Associação pelo Direito à Moradia participaram nesta segunda-feira (1º/4) de uma marcha em Paris para exigir das autoridades francesas que cessem os despejos de famílias. Os manifestantes levavam cartazes com os dizeres: “Não às expulsões”, “Não aos aluguéis caros” e se dirigiram para o Ministério da Habitação.
 

"Nós exigimos que cessem os despejos, se não há onde relocalizar as famílias e rechaçamos o fechamento dos abrigos, depois do fim do inverno”, declarou Jean-Baptiste Eyraud, porta-voz da organização.

Eyraud afirmou que o governo prometeu em outubro requisitar locais vazios para enfrentar o problema dos sem teto,as ainda não se avançou nesse sentido.
No domingo, terminou o período de quatro meses durante o qual são abertas instalações para acolher pessoas que não têm onde morar e é proibido despejar os inquilinos com aluguéis atrasados.

Segundo o porta-voz da organização pelo Direito à Moradia, em 2011 foram executadas 115 mil ordens de expulsão, das quais 12 mil ocorreram pela força.

Um recente informe da fundação Abade Pierre indica que na França existem três milhões e meio de pessoas sem acesso a uma moradia em condições dignas e delas umas 150 mil vivem nas ruas.

Peço menos outros seis milhões e meio de pessoas estarão em situação de vulnerabilidade pelas dificuldades de pagar os aluguéis, assinalou a entidade que apoia as pessoas sem domicílio fixo.

Prensa Latina