RJ: "PCdoB comemora 91 anos feliz por lutar por Brasil melhor"

Os 91 anos do PCdoB foram comemorados no Estado do Rio de Janeiro na Cidade de Belford Roxo, nesta segunda-feira, (25).

Presidenta estadual do PCdoB discursa durante o ato

O ato contou com a presença dos prefeitos: Dennis Dauttman (PCdoB de Belford Roxo), Sandro Matos (PDT de São João de Meriti), Jonas Marins (PCdoB de Barra Mansa); além da Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e da Deputada Estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ), e representações do PT, PP e PSB. Contou também com Mauricio Ramos, presidente estadual da CTB, Flavia Calé, presidente estadual da UJS, diversos vereadores do PCdoB e de outros partidos, militantes e dirigentes de diversas cidades do estado, amigos do partido, entre outros.

No começo da atividade, houve uma apresentação da Orquestra da Cidade, uma bela iniciativa no município, composta por 120 jovens talentos. O ato politico foi aberto pela presidenta estadual do PCdoB, Ana Rocha, que declarou: “O partido comemora 91 anos feliz por lutar por um Brasil melhor e grande vitórias. E para isso faz sua comemoração aqui na Baixada Fluminense no berço onde elegemos nosso camarada Dennis Dauttman com 66% dos votos. Simbolizando nossas vitórias recentes onde elegemos três prefeitos e 26 vereadores. O 65 tornou-se mais conhecido na Baixada Fluminense. Esse é o símbolo de um novo momento no Estado do Rio de Janeiro do partido que há 91 anos mantém a mesma marca na luta por dias melhores. A democracia foi muita cara para os comunistas e muito sangue foi derramado para que pudéssemos ter hoje uma situação política mais democrática”, finalizou a líder comunista. Assim, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, enviou uma saudação especial ao Rio de janeiro pelos 91 anos do PCdoB.

Em seguida Ana Rocha anunciou a cerimônia de novos filiados ao partido onde lideranças do município de Belford Roxo e membros da diretoria do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Rio de Janeiro se filiaram ao PCdoB. Em nome das entidades representativas dos movimentos sociais presentes falou Mauricio Ramos (Presidente Estadual da CTB), que saudou os 91 anos na sua intervenção falou dos dez anos da era Lula-Dilma como um símbolo de uma virada na realidade brasileira pois antes vivíamos em uma situação de grande desemprego, recessão e total desrespeito a soberania nacional e hoje estamos na luta para que os movimentos sociais organizados se unam para impulsionar o povo e o governo na luta contra as elites e pelas mudanças estruturais e o nosso rumo é o das mudanças para crescer e desenvolver o nosso país.

A Deputada Estadual Enfermeira Rejane ressaltou na sua intervenção a importância de estarmos ali em um dia de muita festa e que em nosso partido a militância partidária é o maior patrimônio que temos. Para que esse partido chegasse a esse estágio que chegamos muitos militantes derramaram seu sangue. Terminou dizendo que sente honrada em fazer parte da construção desse partido que luta por uma sociedade mais igualitária.

A Deputada Federal Jandira Feghali iniciou sua intervenção falando que esse ano completa 32 anos de militância no PCdoB e esse é o momento para lembrarmos do acumulo que temos de grandes vitórias e de aprendizado nas derrotas: “Nossa luz no final do túnel é a superação do capitalismo e nunca arriamos essa bandeira que simboliza a unidades dos operários e trabalhadores do campo. Bandeira que nunca caminha em linha reta e por isso sempre temos que fazer alianças em determinados momentos para avançar. Esse é o momento de maior liberdade para nosso partido e temos que lembrar a importância disso quando temos prefeitos eleitos, deputados, vereadores, ministros e outros avanços na frente institucional”. Finalizou falando que essa frente é importante, mas isso não basta pois o que nos alimenta é a nossa aliança com o movimento popular que nunca perdemos e jamais poderemos nos afastar.

O Prefeito de São de Meriti Sandro Matos, e representando o PDT, disse que as lutas dos comunistas como 10% do PIB para a Educação, pela saúde e habitação tem grandes afinidades com o trabalhismo do PDT e destacou o fato de pela primeira vez os comunistas elegerem três prefeitos no Estado do Rio de Janeiro. Emocionada a camarada Ana Rocha comunicou aos presentes que aquela era a última cerimônia que estava presidindo como presidente estadual do partido, pois está se afastando para assumir tarefas na frente institucional (Ana é Secretaria Especial de Politicas Para as Mulheres na cidade do Rio de Janeiro) e passou a palavra para João Batista Lemos que está proposto para a presidência do PCdoB no Estado do Rio de Janeiro em abril. Batista reforçou na sua intervenção a importância da luta por outro projeto de desenvolvimento, fundado na soberania e na valorização do trabalho, com base na igualdade e respeito à natureza, como meio de fortalecimento do mercado interno e prevenção à superprodução cíclica, o que pode abrir caminho ao socialismo e ao fim da exploração do trabalho pelo capital. “Temos que ter desenvolvimento com distribuição de renda para seguirmos rumo ao Socialismo”, finalizou Batista.

O Prefeito eleito pelo PCdoB de Barra Mansa falou da confiança que tem em construir uma cidade melhor, mais humana e mais justa e com muito trabalho. Ele disse que pretende lutar diariamente para mudar para melhor a vida do povo da sua cidade. O Prefeito de Belford Roxo Dennis Dauttman, anfitrião do evento estadual de comemoração dos 91 anos do PCdoB, iniciou sua intervenção falando da honra em pertencer ao PCdoB onde foi recebido de braços abertos e contou com todo apoio das direções partidárias para alcançar a vitória em 2011: “Descobri nas bandeiras do PCdoB que eu já era um comunista pois eu sempre lutei pelas mesmas ideias desse partido. Nossa luta é para realizar nossos sonhos e transformar Belford Roxo e fruto disso o 65 é respeitado em toda Belford Roxo”, finalizou o prefeito comunista da Baixada.

Fonte: Secretaria de Comunicação do PCdoB RJ