João Derly recebe secretário adjunto de esporte

O vereador João Derly (PCdoB) recebeu em seu gabinete, na tarde de quarta-feira (27/03), o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Esporte, Paulo Marques.

joão derly - Flavia Lima Moreira

Derly e Marques debateram o andamento do projeto dos Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), que o vereador apresentou ao prefeito no início do ano. Porto Alegre pode ter até quatro Centros e a prefeitura precisa, para isso, indicar quatro espaços que possam receber os Centros. Segundo relatou Marques, até o momento apenas um terreno foi identificado e fica na Restinga. Durante a reunião, o secretário adjunto comprometeu-se a manter a busca por mais locais até a data limite para a inscrição dos projetos, 5 de abril. Para João Derly, a capital gaúcha não pode perder essa oportunidade. "Desde o início do ano venho tratando com o Executivo Municipal dessa pauta porque acredito muito nos CIEs e no resultado positivo que podem promover em regiões de vulnerabilidade social. Tenho sentido que há disposição da prefeitura para a execução do projeto e espero, portanto, que tenhamos mais terrenos identificados até o próximo dia 5 de abril. É uma chance que não podemos perder", disse o vereador.

CIE
O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Está prevista a contratação de aproximadamente 300 CIEs, com um total de investimento de mais de R$ 800 milhões. Os municípios poderão escolher entre 3 modelos de CIEs, dependendo do tamanho do terreno a ser disponibilizado pelo município. Os projetos de arquitetura e engenharia dos CIEs serão fornecidos pelo Ministério do Esporte aos municípios elegíveis.

Para o Vermelho,
Flavia Lima Moreira