Uma credencial para o turismo do Estado

Passados dois anos da gestão da Secretaria do Turismo (Setur) no governo Tarso Genro, temos grandes avanços a comemorar e a divulgar para a sociedade gaúcha.

Conseguimos alinhar nossa estratégia de trabalho junto às governanças com o lançamento dos Planos de Desenvolvimento e de Marketing do Estado do Rio Grande do Sul e, além disso, estamos avançando nas conquistas em nível federal para colocarmos o Estado em outro patamar de desenvolvimento. Pela primeira vez na história do RS, conseguimos acessar o Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que visa à estruturação da atividade turística de forma sustentável.

Aprovamos junto à Comissão de Financiamento Externos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Cofiex) uma carta-consulta que pretende consolidar o Corredor Turístico Porto Alegre–Serra gaúcha, uma via que contempla quatro regiões do Estado (Porto Alegre e Delta do Jacuí, Hortênsias, Vale do Paranhana e Campos de Cima da Serra), conforme ficou definido como um dos projetos prioritários da Conferência Estadual do Turismo, realizada no final de 2011, na Capital, com a presença de mais de 1,5 mil pessoas de todo o Estado.

O documento elaborado pela Setur apresenta uma proposta para obtenção de financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que possibilitará a captação de US$ 45 milhões para investimento na estruturação turística do Estado. A aprovação da carta-consulta, além de garantir esses recursos, nos dá crédito político, podendo ser entendida como uma credencial do Rio Grande do Sul para a execução de projetos junto ao governo federal e a outros órgãos financiadores mundiais; fator que demonstra o amadurecimento e o comprometimento que a Setur tem tratado as questões voltadas para o desenvolvimento do turismo e o crescimento econômico do RS.

Tudo isso aponta que estamos no caminho certo e que demos um salto de qualidade na nossa gestão. Já estamos executando e colhendo os frutos do nosso trabalho.

Abgail Pereira, Secretária de Estado do Turismo do Rio Grande do Sul
*Artigo publicado originbalmente no Jornal do Comércio