Movimentos sociais discutem novo modelo político para o MA

 

Um ato de proporções estaduais reunirá lideranças comunitárias, entidades e movimentos sociais das diversas regiões do Maranhão no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios para discutir as alternativas de mudança do estado.

Simpatizantes com a ideia de alternância de poder e superação de antigos problemas sociais do Maranhão estarão reunidos nesta sexta (05), às 14h30, para discutir o envolvimento dos movimentos sociais de todo o estado na construção de uma nova alternativa política para o Maranhão.

O ato inicia um processo de ampla participação popular na formulação e execução das políticas públicas, que tem por objetivo superar o modelo excludente de desenvolvimento econômico e reverter os indicadores sociais negativos. A mobilização contará com a participação de Flávio Dino e de outras lideranças políticas maranhenses.

Diálogo, mudança e transparência

O desenvolvimento igualitário e calcado na seguridade dos direitos fundamentais do cidadão é a proposta inicial a ser debatida com os movimentos sociais. Ultrapassar os problemas acumulados ao longo de décadas de repetição de um modelo de governo que não atende às necessidades mais básicas do maranhense é o centro da discussão.

O Maranhão segue nas últimas posições nos índices sociais como: extrema pobreza; sub-habitação; percentual de trabalhadores com carteira assinada; acesso da população ao ensino superior; expectativa de vida; mortalidade infantil; acesso ao saneamento básico; qualidade da educação; quantidade de médicos por habitante e quantidade de policiais por habitante.

Neste cenário, o Maranhão fica aquém do desenvolvimento experimentado pelo restante do país. A proposta da reunião das lideranças dos movimentos sociais estaduais é discutir o início da construção de um modelo governamental que atenda efetivamente às necessidades da população, revertendo os tais quadros negativos e apontem para o crescimento socioeconômico do estado pautado na igualdade, na democracia e no desenvolvimento.

O QUÊ: Mobilização para a construção de uma alternativa política do estado
QUANDO: Sexta-Feira (05), às 14h30
ONDE: Salão paroquial da Igreja dos Remédios – Praça Gonçalves Dias.

Fonte: Da Redação Vermelho