Dilma recebe participantes da 1ª Jornada de Lutas da Juventude

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, na tarde desta quinta-feira (4), no Palácio do Planalto, com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, e representantes das organizações do campo e da cidade, jovens de vários movimentos sociais e estudantis que participam da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira.

Durante o encontro, Dilma recebeu um documento com a pauta de reivindicações dos estudantes, que contém, entre outros pontos, pedido de aprovação da Medida Provisória que prevê 100% dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal para a educação, agilidade na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), além da aprovação do Estatuto da Juventude e a prorrogação e divulgação de relatórios parciais da Comissão Nacional da Verdade.

Segundo Daniel Iliescu, no inicio do encontro, Dilma elogiou e parabenizou o movimento estudantil de hoje que há muito tempo não tinha sido tão unitário. Ela se comprometeu com as pautas apresentadas e ressaltou a luta das cotas raciais e sociais, o avanço das escolas de educação integral, a importância de se investir na educação infantil, creches etc.

Sobre as pautas apresentadas, a presidenta garantiu apoio a Medida Provisória que está em análise na Câmara que destina 100% dos royalties das futuras concessões de petróleo a investimentos na área de educação. A MP também reserva para a educação metade dos rendimentos do Fundo Social do Pré-Sal. A outra metade dos rendimentos do fundo, conforme a MP, irá para as áreas de cultura, esporte, saúde, ciência e tecnologia e meio ambiente.

Ainda segundo Daniel, a presidenta se comprometeu também em ajudar na agilização para aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), projeto que está ainda em tramitação no Congresso Nacional. 

Outra solicitação feita à presidenta foi sobre a prorrogação, sem limite de data, do prazo de funcionamento da Comissão Nacional da Verdade, para que ela não termine em dois anos, conforme o plano original. Iliescu também solicitou que sejam disponibilizados relatórios parciais para informar a população sobre o andamento do trabalho da comissão.

Mudanças estruturais

A jornada organizada por mais de 40 entidades defende mudanças estruturais na sociedade brasileira, como o financiamento público para universalização da educação em todos os níveis, o fim do extermínio da juventude nas grandes cidades, sobretudo negra, a democratização dos meios de comunicação, garantia de trabalho decente, reforma política democrática e a reforma agrária.

"Nós colocamos para a presidenta a nossa disposição de intensificar a organização e a luta para enfrentar os setores conservadores que combatem as mudanças sociais no Brasil", diz Raul Amorim, da Coordenação Nacional do Coletivo de Juventude do MST.

A Jornada Nacional da Juventude Brasileira realizará protestos em 16 capitais. Desde 25 de março, foram realizadas manifestações em São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Porto Alegre, Sergipe, Ceará, Manaus, Piauí e Goiás.

Da Redação
Márcia Xavier e Eliz Brandão