Vanessa Grazziotin homenageia os jornalistas 

Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (8), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) parabenizou os profissionais da imprensa pela passagem do Dia Nacional do Jornalista (7 de abril). Ela destacou o papel de "observadores da realidade" e também de "agentes da transformação" desempenhado pelos representantes da categoria.  

A senadora (foto) reconheceu o comprometimento dos jornalistas com os "valores mais altos da humanidade", verdade, democracia e cidadania. Ela também ressaltou os avanços tecnológicos na comunicação que mudaram irreversivelmente a vida das pessoas e o mundo.

“Homenagear os jornalistas de todo o país é também falar das suas lutas”, afirmou, lembrando a luta de jornalistas contra a censura no período da ditadura militar, bem como a necessidade de atendimento das reivindicações da categoria atualmente.

A parlamentar citou dados de pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para informar que dos 145 mil jornalistas com registro profissional, 64% são mulheres, solteiras, com idade até 30 anos. A maioria delas, assinalou Vanessa, é "mal remunerada e recebe menos que homens na mesma função". 

A campanha por melhores salários e em favor da instituição do piso nacional da categoria, de três salários mínimos, apoiada pela Frente Parlamentar Mista em defesa do piso nacional dos jornalistas, foi apontada pela senadora como um dos passos para a valorização desses profissionais.

Vanessa Grazziotin enfatizou que também é preciso garantir mais segurança no trabalho, o que pode acontecer com a federalização dos crimes contra os profissionais de imprensa. Ela ainda comentou a importância da volta da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado