Aprovação de Haddad em São Paulo supera a de Serra e Kassab

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, completa cem dias de governo com avaliação melhor que a dos dois antecessores em período semelhante no cargo. O desempenho de Haddad foi considerado ótimo ou bom por 31% dos moradores, segundo pesquisa Datafolha.

Outros 42% avaliaram Haddad como regular e 14%, como ruim ou péssimo. O instituto entrevistou 1.096 pessoas nos dias 4 e 5 deste mês.

Dentre os prefeitos em primeiro mandato a partir de Luiza Erundina, a performance em começo de governo só não supera a de Marta Suplicy (PT), que, em abril de 2001, teve 34% de ótimo ou bom.

Com cem dias, Gilberto Kassab (PSD) e José Serra (PSDB) tinham 16% e 20% de aprovação, respectivamente.

Setores

Entre os que mais aprovam a gestão do novo prefeito, destacam-se os segmentos menos escolarizados (38% de ótimo ou bom) e os mais pobres, com renda até dois salários mínimos (36%). O menor índice de aprovação de (23%) está entre os que possuem ensino superior.

Mudança

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que parte da aprovação de Haddad pode ser explicada pelo desejo de mudança que dominou a última eleição. Não por acaso, quase 9 entre 10 entrevistados declaram agora esperar que Haddad se caracterize por ações diferentes das de seu antecessor.

Ao sair da prefeitura, Kassab teve a segunda pior avaliação da história recente de São Paulo (42% de ruim/péssimo), só melhor que a de Celso Pitta, reprovado por 81% no fim do mandato, em 2000.

Prefeitos muito mal avaliados durante seus mandatos, diz Paulino, costumam deixar –involuntariamente– aos seus sucessores oposicionistas uma espécie de fôlego extra em relação ao ímpeto reivindicativo da população.

Prefeito moderno

Para 82%, Haddad é "moderno", 81% consideram-no "simpático" e 78% veem-no como "muito inteligente".

Sobre Serra, nos primeiros três meses de governo do tucano, 60% disseram que ele era "moderno", 62% que era "simpático" e 77% disseram que era "muito inteligente".

A maioria dos entrevistados acha que o prefeito de SP "prefere trabalhar em equipe" (73%) e que o prefeito é humilde (71%).

Até no quesito "sinceridade" Haddad supera Serra. Para 59% dos paulistanos ele é "sincero". Apenas 48% diziam o mesmo de Serra no início de sua gestão na prefeitura.

Questão de classe

A pesquisa mostra ainda uma divisão de opinião sobre o tratamento que o prefeito dá à população de acordo com sua faixa de renda.

Para 37% dos paulistanos, ele respeita mais os pobres, outros 35% dos entrevistados pelo Datafolha dizem que ele respeita mais os ricos. Apenas 6% dos entrevistados veem Haddad como um prefeito que atende da mesma forma interesses de ricos e pobres na sua gestão.

Mãos à obra

A pesquisa Datafolha mostra ainda que 49% consideram que ele fez até agora menos do que era esperado que fizesse. No mesmo quesito, José Serra decepcionou 70% dos moradores da capital.

Para 9% dos paulistanos, as primeiras ações de Haddad na Prefeitura surpreenderam positivamente, considerando que ele fez pela cidade mais do que era esperado. Outros 30% afirmam que Haddad fez pela capital paulista aquilo que se esperava.

No mesmo período de seu governo, José Serra (PSDB) amargou 0 índice de apenas 5% entre os entrevistados pelo instituto Datafolha, em 2005.

Saúde 

Questionados sobre aquilo que Fernando Haddad podia ter feito e não fez em seus primeiros três meses de governo, 27% dos entrevistados pelo Datafolha deram espontaneamente respostas relacionadas com a saúde. Por exemplo, a contratação de mais médicos (13%), a diminuição do tempo de espera para os exames e as consultas (4%) e a melhoria no atendimento (4%).

Neste começo de governo, Haddad iniciou a implantação da Rede Hora Certa e lançou mutirão para reduzir filas, mas voltou atrás no discurso de não expandir convênios com organizações sociais – tema bastante explorado na última campanha.

Assuntos ligados aos transportes somaram 23% das respostas sobre aquilo que Haddad poderia ter feito e não fez.

Outras áreas

Depois de saúde e transporte, aparecem assuntos ligados à infraestrutura, com 19% das citações. O quesito "combate a enchentes" foi citado por somente 5% dos entrevistados, apesar de este início de 2013 ter sido marcado por fortes chuvas na cidade.

A melhora da saúde ainda é a principal reivindicação da população, com 36%. Foi assim na última campanha eleitoral e também na pesquisa dos cem dias de Serra, quando 43% diziam que saúde deveria ser prioridade.

Sobre as aspirações dirigidas a Serra e Haddad em início de gestão, a principal diferença é no combate ao desemprego. Se, em 2005, 11% diziam que o prefeito deveria ajudar nesse tema, atualmente somente 2% têm essa mesma reivindicação.

Fonte: Folha de S.Paulo